Como calcular resistência à compressão?

Índice

Como calcular resistência à compressão?

Como calcular resistência à compressão?

A resistência à compressão (fc) do corpo de prova é obtida dividindo o valor resultante do ensaio, pela área as seção do corpo de prova em cm². Assim, é obtida a resistência em kgf/cm² que se dividida ainda por 10,1972 obtém-se a resistência em MPa.

O que é resistência característica?

Define-se como resistência característica fck do concreto, aquele valor que apresenta uma probabilidade de 95% de que se apresentem valores individuais de resistência de corpos de prova mais altos do que ele, ou seja, somente 5% de valores menores ou iguais.

Qual a resistência do concreto?

O FCK (Resistência Característica do Concreto à compressão), é medido em Mega Pascal (Mpa), e demonstra a capacidade de resistência do concreto. Um Mpa equivale a 10,1972 KgF/Cm2. A sua comercialização é baseada neste índice.

Qual a resistência à compressão?

Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm². Por exemplo: O Fck 30 MPa tem uma resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm².

Qual o parâmetro de resistência do concreto?

O valor em kgf/cm² é dividido por 10,19172 para chegarmos na resistência em MPa. O FCK é sempre o parâmetro de projeto medido aos 28 dias. Você sabia? O concreto é um dos itens na construção que mais se modificou e melhorou no decorrer dos últimos tempos graças à tecnologia.

Qual a resistência dos corpos de prova?

As normas brasileiras especificam que apenas 5% das amostras podem apresentar resistência abaixo do fck especificado em projeto. Define-se então como resistência característica a compressão do concreto, o valor que apresenta uma probabilidade de que 95% dos corpos de prova apresentem valores maiores que ele.

Qual a resistência do concreto utilizado no projeto?

O controle tecnológico através do teste laboratorial que confirma se a resistência do concreto utilizado atingiu o fck definido em projeto, é extremamente importante. Existe uma série de fatores envolvendo desde a fabricação do concreto até a aplicação em um elemento estrutural, que podem colocar em risco a resistência e desempenho.

Postagens relacionadas: