Qual é a segunda lei de Ohm?
Índice
- Qual é a segunda lei de Ohm?
- Qual a fórmula para achar a resistência?
- Como calcular a área de um fio de cobre?
- O que estabelece a Lei de Ohm?
- Como calcular a área de um fio elétrico?
- Quais são as fórmulas da 1a Lei de Ohm?
- Como calcular a potência de um resistor?
- Como calcular a resistência elétrica?
- Como calcular a corrente elétrica?
Qual é a segunda lei de Ohm?
A Segunda Lei de Ohm cita em seu enunciado que a resistência elétrica de um condutor homogêneo de secção transversal constante, é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área de secção transversal, além de depender do material que foi feito.
Qual a fórmula para achar a resistência?
Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.
Como calcular a área de um fio de cobre?
A área de uma circunferência, por sua vez, é proporcional ao quadrado do raio (A α r²), portanto, se o segundo fio tem diâmetro quatro vezes maior, seu raio será quatro vezes maior, e sua área transversal, 16 vezes maior.
O que estabelece a Lei de Ohm?
A lei de Ohm afirma que a resistência elétrica é determinada pela razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica. ... As leis de Ohm permitem calcularmos importantes grandezas físicas, como a tensão, corrente e a resistência elétrica dos mais diversos elementos presentes em um circuito.
Como calcular a área de um fio elétrico?
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.
- Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.
- Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.
- Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.
Quais são as fórmulas da 1a Lei de Ohm?
Confira as fórmulas da 1ª e da 2ª lei de Ohm: Há um macete que pode facilitar o uso da 1ª lei de Ohm. Esse macete, chamado de macete do triângulo, consiste em tamparmos a variável que queremos descobrir no triângulo mostrado abaixo, de forma que revelemos a fórmula a ser usada.
Como calcular a potência de um resistor?
Por meio da lei de Ohm, é possível determinar a potência elétrica que é dissipada por um resistor. Tal dissipação de energia ocorre em razão do efeito Joule, por isso, ao calcularmos a potência dissipada, estamos determinando a quantidade de energia elétrica que um resistor é capaz de converter em calor, a cada segundo.
Como calcular a resistência elétrica?
Antes de fazermos o cálculo da resistência elétrica, precisamos converter a área transversal do fio, que está em mm², para a unidade de m² (8 mm² = 8.10-6 m²). Para calcular a resistência desse fio condutor, faremos uso da segunda lei de Ohm, observe:
Como calcular a corrente elétrica?
Veja também: Aprenda o que é e saiba como calcular a corrente elétrica A segunda lei de Ohm mostra que a resistência de um condutor é relacionada à sua forma mas também a fatores microscópicos, descritos com base em uma grandeza física chamada resistividade.