Como calcular taxa de juros na calculadora simples?

Índice

Como calcular taxa de juros na calculadora simples?

Como calcular taxa de juros na calculadora simples?

Fórmula juros simples:

  1. Juros: J = P * i * n.
  2. Valor Futuro: F = P * (1 + i * n)
  3. Valor Presente: P = F/(1 + i * n)
  4. Taxa de Juros: i = (F - P)/(P * n)
  5. Número de (meses) Períodos: n = (F - P)/(P * i)

Como calcular a taxa de juro?

Para perceber como calcular a taxa de juro, primeiro temos de perceber se os juros são simples ou compostos. Ou seja, as duas modalidades de juros que são mais utilizadas são as taxas de juros simples ou as taxas de juros compostos. Apenas esta distinção já opera grande diferença na fórmula de cálculo desse juro.

Quais são as taxas de juros?

Duas das modalidades de juros mais utilizadas são as taxas de juros simples e taxas de juros compostos. O primeiro é cobrado apenas em cima do montante que foi emprestado, é somado ao capital apenas ao final da aplicação e cresce de forma linear.

Por que calcular taxa de juros compostos?

Por que calcular taxa de juros compostos? Quem sabe como calcular taxa de juros compostos tem uma grande vantagem, porque conhece antecipadamente o resultado das suas aplicações – ainda que seja apenas uma previsão. Vimos um exemplo de investimento em CDB, mas esse cálculo pode (e deve) ser feito para qualquer aplicação de renda fixa.

Como fazer um novo cálculo de juros?

Para realizar um novo cálculo você tem que clicar em “Limpar” e colocar o novo prazo, prestação e valor de empréstimo. BÔNUS: Caso você já saiba a taxa de juros, você pode usar a Calculadora do Cidadão para descobrir o prazo (Nº de meses); o Valor da Prestação e o Valor Financiado. Veja os exemplos do Banco Central abaixo:

Postagens relacionadas: