Como saber se o paciente precisa de enxerto?
Índice
- Como saber se o paciente precisa de enxerto?
- O que é contração da ferida?
- Quando indicar levantamento de seio maxilar?
- Quanto tempo dura a cirurgia de enxerto?
- Qual é a célula responsável pela contração da ferida?
- Qual a célula responsável pela contração da cicatriz?
- Para que serve o levantamento de seio maxilar?
- O que é levantamento de seio maxilar unilateral?
- Qual é a cicatriz elevada?
- Qual a cicatrização de uma cicatriz alargada?
- Como ocorre a amadurecimento da cicatriz?
- Qual a aparência da cicatriz?
Como saber se o paciente precisa de enxerto?
Quando é preciso adotar essa técnica?
- existência de doenças periodontais, que devem ser tratadas antes do procedimento;
- alguns casos de diabetes;
- fumantes;
- menores de 18 anos, que ainda podem ter a estrutura óssea reabilitada naturalmente.
O que é contração da ferida?
A contração é a redução de parte ou de toda a área da ferida aberta, ocorrendo de forma centrípeta, a partir das bordas da lesão (VAN WINKLE, 1967), sendo provocada pelos filamentos de actina (POPE, 1993) dos miofibroblastos e pelo rearranjo das moléculas de colágeno (ANDERSON, 1996).
Quando indicar levantamento de seio maxilar?
O levantamento de seio maxilar é indicado quando perdemos algum dente no local posterior da nossa boca (região que fica na parte posterior do arco dentário superior). Com o passar do tempo, pode acontecer de haver uma perda em grande quantidade desse osso, sendo necessária, assim, a cirurgia.
Quanto tempo dura a cirurgia de enxerto?
A cirurgia é rápida e normalmente não demora mais que 30 minutos com um cirurgião experiente. Deve-se esperar um tempo de regeneração óssea entre 4 a 9 meses (fig.
Qual é a célula responsável pela contração da ferida?
Eles proliferam menos, sintetizam mais colágeno e se transformam em miofibroblastos, envolvidos na contração da matriz extracelular. Para exercer a contração das feridas, os miofibroblastos são ricos em actina e miosina, proteínas responsáveis pela contração muscular2.
Qual a célula responsável pela contração da cicatriz?
Os fibroblastos têm origem a partir de células mesenquimais quiescentes, que são ativadas, e produzem os componentes da matriz extracelular. A função principal dessas células é a formação de colágeno, principal proteína estrutural do corpo, sendo responsável pela sustentação e força tênsil da cicatriz.
Para que serve o levantamento de seio maxilar?
O levantamento do seio maxilar é um procedimento indicado para quando há a reabsorção óssea devido à ausência de algum dente, sendo eficiente para a reabilitação da arcada dentária.
O que é levantamento de seio maxilar unilateral?
A técnica prevê após o descolamento gengival, por meio de uma broca diamantada ou com o Piezosonic fazer a corticotomia da tábua óssea que faz o vedamento do seio maxilar sem perfurar a mucosa interna que reveste o seio maxilar.
Qual é a cicatriz elevada?
É uma cicatriz elevada decorrente de uma resposta exagerada da pele a uma intervenção cirúrgica ou ferimento, cicatriz essa que não ultrapassa os limites ou a extensão da incisão ou ferimento inicial.
Qual a cicatrização de uma cicatriz alargada?
Cicatriz Alargada apresenta-se mais rasa, frouxa e esparramada. Pode resultar de cicatrizes em pele mais fina que ficaram sujeitas a tensão nas margens, ou em casos onde houve ruptura de pontos de sutura internos ou externos, e houve, a seguir, cicatrização de uma ferida aberta (cicatriz por segunda intenção).
Como ocorre a amadurecimento da cicatriz?
Assim existem aparências não agradáveis, mas consideradas normais para a fase de amadurecimento. Geralmente, a cicatriz torna-se menos notável com o passar do tempo. Muitas cicatrizes, inicialmente inestéticas, tornam-se aceitáveis após um período variável de três a 18 meses ou mais. Isso é um processo natural de evolução da cicatriz.
Qual a aparência da cicatriz?
Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante a da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível. Mas existe um período de evolução onde a aparência da cicatriz sofre alterações físicas típicas de cada fase.