Como calcular o teor de umidade ótima?
Índice
- Como calcular o teor de umidade ótima?
- Como determinar a umidade ótima do solo?
- Como calcular massa específica umida?
- Como fazer o cálculo do CBR?
- Como se calcula a umidade relativa do ar?
- Como determinar a compactação do solo?
- Como medir o grau de compactação do solo?
- Como calcular o volume de vazios?
- Qual é o teor de umidade?
- Como calcular o teor de umidade de uma amostra?
- Como é possível monitorar a umidade do solo?
Como calcular o teor de umidade ótima?
2. Determinação da umidade do solo: Método da secagem em estufa
- Determinar o peso total da amostra;
- Secar completamente a amostra;
- Determinar o peso da amostra seca;
- Por diferença obter o peso original da água (Pa = Pt – Ps) na amostra;
- Calcular o teor de umidade: h% = 100. Pa/ Ps.
Como determinar a umidade ótima do solo?
2) Determinação da umidade ótima e da densidade aparente seca máxima. A massa específica seca máxima é 1,595 g/cm3 (ou peso específico seco máximo de 15,95 kN/m3) e o teor de umidade ótimo é de 21,1%. w = 18,35% e ρd =1,479 g/cm3 Será necessário acrescentar água para atingir o teor de umidade ótimo.
Como calcular massa específica umida?
A massa específica aparente úmida trata-se da massa específica de um solo considerando seu estado natural encontrado em um determinado local. Deste modo, é calculado dividindo-se a massa pelo volume de solo naturalmente encontrado.
Como fazer o cálculo do CBR?
Cálculo do CBR: CBR = [(Pressão encontrada)/(Pressão padrão)]. 100. Obs: A pressão a ser utilizada será a carga obtida dividida pela área do pistão. O resultado final para o CBR determinado, será o maior dos dois valores encontrados correspondentes às penetrações de 2,5 e 5,0mm.
Como se calcula a umidade relativa do ar?
A umidade relativa é calculada pela razão entre o percentual de água que existe no ar e o percentual de saturação. Um exemplo, se estiver marcando 30ºC, então podem existir no máximo 4% de moléculas de água como vapor, se existir 3%, a umidade relativa será de 75%, se houver 2% de água, então será 50%.
Como determinar a compactação do solo?
A compactação dos solos é geralmente representada em um gráfico da variação do peso específico aparente seco (γd) versus o teor de umidade (w) correspondente durante o processo de compactação. O ramo ascendente da curva de compactação é denominado ramo seco e o ramo descendente de ramo úmido.
Como medir o grau de compactação do solo?
O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
Como calcular o volume de vazios?
O volume dos sólidos (Vs) é obtido através do ensaio de Massa Específica Real dos Grãos, o volume total da amostra (V) é calculado, por exemplo, pelo Método da Balança Hidrostática e por consequência, o volume de vazio (Vv) é a diferença entre os dois.
Qual é o teor de umidade?
Na física dos meios porosos, o teor de umidade é a quantidade de água líquida contida em uma amostra de material, por exemplo uma amostra de solo, rocha, cerâmica ou madeira, cuja quantidade é avaliada por uma razão de peso ou volumétrica.
Como calcular o teor de umidade de uma amostra?
O teor de água variável nesses cálculos específicos denotam, respectivamente, a densidade da água (ou seja, 10.000 N/m³ a 4°C) e a densidade do solo seco (uma ordem de magnitude é de 27.000 N/m³). Como Calcular O Teor De Umidade De Uma Amostra?
Como é possível monitorar a umidade do solo?
Na pesquisa agronômica, sensores geofísicos são freqüentemente usados para monitorar continuamente a umidade do solo. Medição remota por satélite: os fortes contrastes de condutividade elétrica entre solos úmidos e secos tornam possível obter uma estimativa do estado de sujidade do solo por emissão de microondas dos satélites.