Como saber a tolerância de um equipamento?

Índice

Como saber a tolerância de um equipamento?

Como saber a tolerância de um equipamento?

Devemos saber qual tolerância o instrumento selecionado precisa atender para realizar a medição. Por exemplo, vamos medir uma peça de 50 mm e a tolerância é de ± 0,5 mm. O intervalo desta tolerância é de 49,5 mm até 50,5 mm. As peças dentro deste intervalo estarão aprovadas.

O que é tolerância de um equipamento?

Em acordo com o requisito de processo/produto (Tolerância). Uma razão da tolerância pode ser definida como erro máximo permissível para a calibração do equipamento. Geralmente é utilizado a relação de 1/3, mas relação de 1/4, 1/5, 1/10 ou maiores também podem ser utilizadas.

Como definir a tolerância de um processo?

A tolerância do processo é um valor que define o padrão pelo qual a capacidade do seu processo é determinada. Ela é definida como um múltiplo de um desvio padrão do processo (sigma). Normalmente, 6*sigma é usado como uma tolerância. Alguns processos requerem uma tolerância maior e mais rigorosa do que os outros.

O que é tolerância de medição?

Tolerância do medidor são os incrementos de medição do medidor (também chamado de resolução ou discriminação). De acordo com a diretriz do AIAG chamada de "A regra de dezenas", declara que a resolução do medidor deve dividir a tolerância do processo em pelo menos 10 peças.

Como definir o critério de aceitação de um equipamento?

Uma boa definição para critério de aceitação seria: “um limite de quanto o seu equipamento pode estar errando nas suas medições”. Ou seja, significa o quanto aquele equipamento pode estar errado, sem prejudicar o seu produto.

Como definir um critério de aceitação?

Não existe uma fórmula para definição de critério de aceitação, então não é possível avaliarmos se o critério está “certo” ou “errado”. Cada indústria e cada equipamento, dependendo do seu uso, vai ter seu próprio critério.

Como definir o instrumento de medição?

Segundo o VIM (2000), o instrumento de medição é o dispositivo utilizado para a realização de uma medição, sozinho ou em conjunto com dispositivo(s) complementar(es), fornecendo informação a respeito do valor físico da variável objeto da medição.

Quais são os critérios?

substantivo masculino Capacidade para distinguir o verdadeiro do falso, o bom do ruim. Parâmetro usado para estabelecer uma comparação, escolha, julgamento ou avaliação: não cumpria os critérios da empresa. Capacidade para opinar ou julgar acertadamente; discernimento.

O que é um critério de aceitação?

Mas o que são critérios de aceitação? Uma boa definição para critério de aceitação seria: “um limite de quanto o seu equipamento pode estar errando nas suas medições”. Ou seja, significa o quanto aquele equipamento pode estar errado, sem prejudicar o seu produto.

Como definir critério de aceitação para balanças?

3 passos sobre como definir critérios de aceitação de uma balança

  1. Calcule o erro máximo permitido de uma balança. ...
  2. Faça uma análise de criticidade dos processos de pesagem. ...
  3. Verifique a adequação da balança à tolerância do processo.

Como calcular a tolerância de um processo?

Normalmente calculamos o critério de aceitação dividindo a menor tolerância de um determinado processo por 3. Este é um dos métodos mais utilizados hoje em dia.

Como calcular o limite de tolerância?

Este intervalo é calculado acrescentado e diminuindo o critério ao limite de tolerância. 49,5 mm + 0,1 mm e 50,5 mm – 0,1 mm. Ou seja, voltando a forma tradicional 50,0 ± 0,4 mm. Agora podemos fazer a análise da tolerância de 50,0 ± 0,5 mm, com um instrumento de erro total de 0,1 mm (erro do certificado + incerteza de medição).

Como calcular o intervalo total da tolerância?

Esta medição foi feita sem considerar o erro total (erro do certificado + incerteza de medição) de um instrumento de medição, o que não ocorre no dia a dia. Calculamos o intervalo total da tolerância, como o intervalo é de 49,5 mm até 50,5 mm calculamos o intervalo total assim:

Como calcular a tolerância de um instrumento de medição?

Com o intervalo total calculado podemos passar para o 3º passo, que é o calculo do critério de aceitação de um instrumento de medição. Vamos dividir o intervalo de tolerância (1,0 mm) por 10: Normalmente calculamos o critério de aceitação dividindo a menor tolerância de um determinado processo por 3.

Postagens relacionadas: