Como calcular o valor presente líquido e a taxa interna de retorno?

Índice

Como calcular o valor presente líquido e a taxa interna de retorno?

Como calcular o valor presente líquido e a taxa interna de retorno?

O Valor Presente Líquido (VPL) é a soma do valor presente dos fluxos de caixa futuros que o projeto irá gerar com o valor (negativo) do investimento inicial.

Como calcular a TIR de um projeto na HP 12c?

Como calcular a TIR em uma calculadora financeira HP 12c

  1. Digitar o investimento inicial → CHS → g → CFo;
  2. Digitar cada valor do fluxo de caixa → g → CFj;
  3. Se algum fluxo de caixa se repete, basta selecionar a quantidade dessa repetição → g → Nj;
  4. Ao final descobrimos o valor da TIR pressionando f → IRR.

Como calcular a taxa interna de retorno?

No exemplo que você viu anteriormente encontramos VPL = R$ 3.457,75 positivo. Então, utilizando este critério o projeto seria aceitável. E a taxa interna de retorno, o que seria? como calculamos? veja a seguir o que é TIR e como calcular ela na Hp 12c

Qual a taxa de fluxo de caixa da HP 12C?

A IRR é a taxa descontada aplicada a todos os futuros fluxos de caixa que resultam em NPV = 0. O diagrama de fluxo de caixa na Figura 1 ilustra uma das muitas situações possíveis que podem ser solucionadas pela HP 12c. Na HP 12c, cada quantia do fluxo de caixa é armazenada em seu registro correspondente na memória.

Qual a taxa de retorno anual do projeto?

Assim como o Valor Presente Líquido, a Taxa Interna de Retorno é também um importante instrumento para tomada de decisão em projetos de investimento. De maneira simplificada ela é a taxa de retorno anual do projeto. É quanto aquele projeto estaria rendendo anualmente em termos percentuais.

Como avaliar a taxa de retorno em projetos de investimento?

Para avaliação da taxa interna de retorno em projetos de investimento precisamos levar alguns fatores em consideração. O principal deles é a taxa de atratividade,taxa de desconto ou custo de oportunidade.

Postagens relacionadas: