Como calcular a velocidade de uma onda sonora?

Índice

Como calcular a velocidade de uma onda sonora?

Como calcular a velocidade de uma onda sonora?

A velocidade do som pode ser obtida assim: V = delta s/ delta t. O som não se propaga no vácuo. A equação fundamental da ondulatória também vale para as ondas sonoras: V = lambda . f, onde v é a velocidade de propagação da onda, lambda é o comprimento da onda e f é a frequência da onda.

Como calcular a distância de uma onda sonora?

Frequência (Hz)Comprimento de Onda (m) (vel. de propagação = 344 m/s)
50000,0688
75000,0458
100000,0340
150000,0229

Qual é a velocidade de propagação das ondas sonoras?

343 m/s A velocidade sonora é de aproximadamente 343 m/s, com a temperatura de 20 ºC. Pode-se determinar essa velocidade analisando o movimento harmônico simples criado pela sua onda. Assim sendo, essa celeridade pode ser determinada pela velocidade das regiões comprimidas do ar viajando através do meio.

Qual a velocidade das ondas sonoras?

Nessa altura e na temperatura de 25 ºC, as ondas sonoras propagam-se com velocidade de aproximadamente 337 m/s ou 1216 km/h. Entretanto, quando aumentamos nossa altitude em relação a esse nível, a densidade do ar diminui, fazendo com que o som se propague com velocidades relativamente menores.

Como calcular a velocidade de uma onda?

Para calcular a velocidade de uma onda, aplica-se a seguinte fórmula: V = x 1, ou seja, velocidade igual a frequência vezes o comprimento da onda. Por exemplo: A frequência de uma onda que se propaga no ar é de 80 vibrações por segundo, e seu comprimento é de 2m.

Como a onda sonora é classificada como onda sonora?

A vibração dessas moléculas é transmitida para as moléculas vizinhas, que por sua vez também passam a se propagar para outras moléculas vizinhas, e assim sucessivamente. Essa propagação ocorre em todas as direções. Por esse motivo a onda sonora é classificada como onda esférica.

Qual a faixa de frequência da onda sonora?

Para que tenhamos a sensação auditiva é necessário que a onda sonora esteja numa uma faixa de frequência bem definida. Para o ouvido humano, essa faixa de frequência vai de 0 Hz. Fora desses limites, o ouvido humano não é capaz de perceber a onda como som.

Postagens relacionadas: