Como Contraventar uma estrutura metálica?

Índice

Como Contraventar uma estrutura metálica?

Como Contraventar uma estrutura metálica?

Contraventamentos são compostos por barras adicionadas às estruturas com a finalidade de reduzir ou impedir deslocamentos horizontais, utilizados principalmente para fornecer estabilidade às estruturas que sofrem ação do vento, podem ser utilizados na vertical (travamento de vigas e pilares) ou na horizontal ( ...

O que é uma estrutura de contraventamento?

Devemos entender que contraventamento é uma estrutura auxiliar, onde barras são colocadas na estrutura, de forma estratégica, afim de impedir a movimentação e deslocamento horizontal e vertical da mesma. Dessa forma é gerada uma maior estabilidade contra a ação do vento, e em outros casos o travamento da cobertura.

Como calcular contraventamento?

Se contraventamos todas as terças, cada terça pode ser considerada como um ponto de travamento. Se pulamos uma terça a cada contraventamento, consideramos o comprimento de flambagem no plano da cobertura igual a duas vezes a distância entre terças e assim por diante.

Como enrijecer a estrutura?

Uma forma de melhorar o comportamento da estrutura e resolver os problemas com instabilidade é enrijecer a ligação entre vigas e pilares. Isto pode ser feito através da consideração de nós semirrígidos ou engastes nas ligações entre estes elementos.

Qual o objetivo do contraventamento em projetos de estruturas metálicas?

Contraventamento: Sistema de ligação entre os elementos principais de uma estrutura com a finalidade de aumentar a rigidez da construção. É, em engenharia civil, um sistema de proteção de edificações contra a ação do vento.

Porquê usar contraventamento?

Segundo Ram (2016) a principal função do contraventamento é fornecer mais ductibilidade à estrutura para que ela possa se movimentar sem colapsar abruptamente. O contraventamento de um pórtico em uma estrutura de aço é importante para que a edificação possa resistir às cargas laterais como a força do vento.

Onde colocar contraventamento?

A posição dos contraventamentos deve ser pensada de forma que garanta o adequado travamento das barras comprimidas e, também, a adequada transmissão das cargas horizontais do vento para os apoios da estrutura. Por isso, recomenda-se, empiricamente, que a distância entre esses contraventamentos não ultrapasse a 20 m.

Qual o objetivo do contraventamento?

Segundo Ram (2016) a principal função do contraventamento é fornecer mais ductibilidade à estrutura para que ela possa se movimentar sem colapsar abruptamente. O contraventamento de um pórtico em uma estrutura de aço é importante para que a edificação possa resistir às cargas laterais como a força do vento.

Como deve ser feito o contraventamento?

Contraventamento é, em engenharia civil, um sistema de proteção de edificações contra a ação do vento. ... No caso de estruturas em aço, pode ser concebido por meio de barras esbeltas de travamento em X, assim, faz-se com que o sistema trabalhe sob tração ao invés de flexão, e sua rigidez cresce consideravelmente.

O que são pilares de contraventamento?

Os pilares de contraventamento tem como função principal resistir às ações horizontais (vento). Normalmente estas estruturas são: ... Estes pilares possuem elevada rigidez e, como consequência, absorvem a maior parte das ações horizontais.

Quais são os procedimentos para melhorar o comportamento de uma estrutura?

A seguir, são indicados procedimentos por meio dos quais pode-se melhorar o comportamento de uma estrutura com relação aos efeitos globais de 2ª ordem. É importante destacar que a eficácia das medidas aqui disponibilizadas dependerá também de onde estas forem aplicadas.

Qual a adoção de um sistema de contraventamento em edifícios elevados?

Já a adoção de um sistema de contraventamento a partir de pilares de grandes dimensões - pilares-parede - normalmente resolve a maior parte dos problemas de estabilidade em edifícios elevados.

Como funcionam as estruturas de concreto?

No caso de estruturas de concreto, os próprios elementos estruturais - pilares, vigas, lajes e, em alguns casos, paredes - servem como estruturas de contraventamento, formando pórticos resistentes na direção da ação do vento. Em outros tipos de estruturas, deve haver um projeto específico de contraventamento.

Como melhorar a estrutura e resolver os problemas com instabilidade?

Uma forma de melhorar o comportamento da estrutura e resolver os problemas com instabilidade é enrijecer a ligação entre vigas e pilares. Isto pode ser feito através da consideração de nós semirrígidos ou engastes nas ligações entre estes elementos. Uma ligação mais rígida entre vigas e pilares implica em pórticos mais rígidos.

Postagens relacionadas: