Como calcular a velocidade orbital de um planeta?
Índice
- Como calcular a velocidade orbital de um planeta?
- Como calcular o período orbital de um satélite?
- Qual a velocidade orbital do satélite VCUB1?
- Qual é o período orbital do VCUB1?
- Como calcular a velocidade orbital?
- Qual a velocidade do satélite?
- Como colocar um satélite em órbita?
- Qual o movimento de um satélite em órbita?
Como calcular a velocidade orbital de um planeta?
A velocidade orbital de um satélite em equilíbrio, seja ele artificial ou natural, é dada pela equação a seguir: Na equação mostrada acima, v é a velocidade do satélite em m/s, G é a Constante de Gravitação Universal, M é a massa do planeta (no caso, a Terra) e r é o raio da órbita do satélite.
Como calcular o período orbital de um satélite?
A terceira lei de Kepler afirma que o quadrado do período orbital (T²) de um planeta é diretamente proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol (R³). Além disso, a razão entre T² e R³ tem exatamente a mesma magnitude para todos os astros que orbitam essa estrela.
Qual a velocidade orbital do satélite VCUB1?
Para determinar qual velocidade orbital é maior, é importante saber qual é a do satélite VCUB1. Enquanto que, a velocidade do satélite brasileiro Amazônia 1 é de 7,5 km/s.
Qual é o período orbital do VCUB1?
O CBERS (4A) possui um período orbital de 97,25 minutos, já o VCUB1 possui um período orbital de 90 minutos.
Como calcular a velocidade orbital?
A velocidade orbital pode ser calculada a partir da fórmula: r é a distância do planeta até o Sol, medida em metros.
Qual a velocidade do satélite?
Na equação mostrada acima, v é a velocidade do satélite em m/s, G é a Constante de Gravitação Universal, M é a massa do planeta (no caso, a Terra) e r é o raio da órbita do satélite. Logo, é possível perceber que essas variáveis não dependem da massa do satélite, mas da massa do planeta.
Como colocar um satélite em órbita?
Para se colocar um satélite em órbita, ele é levado por meio de foguetes, até a altura desejada, normalmente acima de 150 km para que forças de resistências não perturbe o seu movimento. Ao atingir a altura desejada o satélite então é lançado horizontalmente, também por meio de foguetes, com uma velocidade determinada para permanecer na sua órbita.
Qual o movimento de um satélite em órbita?
O movimento de um satélite, natural ou artificial, em órbita no planeta Terra é completamente descrito por meio: a) do sistema heliocêntrico, proposto por Nicolau Copérnico. b) da mecânica de Galileu. c) das três leis de Kepler. d) da Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton.