Como calcular a velocidade de consumo de uma reação?
Como calcular a velocidade de consumo de uma reação?
Para calcular a velocidade com que ocorrem as reações, é possível tomar como base os reagentes que estão sendo consumidos ou os produtos que estão sendo formados, pelo tempo de cada processo. A escolha do processo de cálculo depende da reação que se está estudando.
Qual a velocidade média de uma reação química?
Conforme dito no texto “ Cálculo da Velocidade Média de uma Reação ” (), a velocidade média de uma reação química pode ser calculada pela variação da quantidade de reagentes ou pela variação da quantidade de produtos dividida pelo intervalo de tempo, conforme as fórmulas matemáticas: Vm = - Δ [reagentes] ou Vm = Δ [produtos]
Como calcular a velocidade das reações?
Mas, visto que a velocidade de uma reação pode variar em cada intervalo de tempo e de uma substância para outra, costuma-se calcular a velocidade média das reações. Considere a reação genérica a seguir, em que os coeficientes são as letras minúsculas e os reagentes e produtos estão representados pelas letras maiúsculas:
Como calcular a velocidade de um reagente?
Por essa razão, podemos calcular a velocidade em que um reagente é consumido ou a velocidade em que um produto é formado, por exemplo. Em ambos os casos, sempre vamos realizar o cálculo a partir da relação entre a variação da concentração e a variação do tempo: Observação: O módulo |Δ [ ]| é necessário porque a velocidade não pode ser negativa.
Qual a velocidade instantânea para uma reação?
No entanto, é possível também calcular a velocidade instantânea para uma reação. Essa velocidade ou rapidez instantânea é a rapidez da reação em determinado instante. Podemos, então, calcular a velocidade em um determinado momento da reação ou em uma determinada concentração dos reagentes ou dos produtos.