Como calcular a área de um bloco retangular?
Como calcular a área de um bloco retangular?
Para determinares a área da superfície de um prisma retangular reto, soma as áreas das 6 faces. Também podemos considerar o comprimento (l), a largura (w) e a altura (h) do prisma e usar a fórmula, A=2lw+2lh+2hw, para descobrir a área da superfície.
Como calcular a área e volume de um cubo?
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³.
Como calcular a área do cubo?
Em relação a área do cubo, é possível calcular a área total, a área da base e a área lateral. Área Total. A área total (A t) corresponde a soma das áreas dos polígonos que formam a figura, ou seja, é a soma das áreas das bases e a área lateral. Para calcular a área total do cubo, utiliza-se a seguinte fórmula:
Como calcular a área lateral do cubo?
Para calcular a área lateral do cubo, utiliza-se a seguinte fórmula: Al = 4a2. Onde, Al: área lateral. a: medida da aresta. Obs: as arestas do cubo também são chamadas de lados. As diagonais dessa figura são segmentos de reta entre dois vértices, sendo calculada pela fórmula: d = a√3. Veja também: Fórmulas de Matemática.
Como calcular a diagonal do cubo?
Para calcularmos a diagonal do cubo, usaremos o Teorema de Pitágoras para chegar a uma fórmula geral. Para isso precisamos apenas encontrar a medida da diagonal de uma de suas faces. Podemos aplicar o Teorema de Pitágoras porque a digonal de uma de suas faces é a diagonal de um quadrado. Essa diagonal forma um triângulo retângulo.
Qual a área da base do cubo?
A área da base do cubo corresponde a medida de uma de suas bases. Como o cubo também é um prisma, ele possui duas bases, a face de baixo e a de cima. Para calcularmos a área referente a base do cubo, usamos a seguinte fórmula: a: é a medida de uma de suas arestas da base. Calcular a área da base é equivalente a calcular a área de um quadrado.