Como calcular a taxa de permeabilidade?

Índice

Como calcular a taxa de permeabilidade?

Como calcular a taxa de permeabilidade?

Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.

Como calcular a área Permeavel?

Para exemplificar, vamos utilizar novamente o terreno de 200m² com taxa de permeabilidade mínima de 15%, exigida pelo poder público. Ou seja, 200m² X 15% = 30m² será a minha área mínima permeável.

Quantos de área Permeavel?

O fato é que todo terreno precisa de uma área mínima permeável, porém, essa quantidade é estipulada de acordo com a prefeitura de cada município. A variação transita, geralmente, entre 15% e 30%.

O que fazer na área Permeavel?

Soluções para áreas permeáveis

  1. Bacias de contenção, que impedem o fluxo de água chegar ao rio com rapidez;
  2. Jardins de chuva, que captam, limpam e absorvem e, assim sendo, filtram a água de captação de chuva de telhados, pisos e vias;
  3. Cisternas, que armazenam água da chuva em uma caixa d'água;
  4. Aumento da vegetação;

Pode construir em área Permeavel?

Esta área permeável não pode, inclusive, estar sobre qualquer construção de subsolo, uma vez que a água precisa chegar ao lençol freático sem qualquer barreira em seu percurso. Ou seja, você não poderá construir em 100% do seu terreno.

Qual a taxa mínima de Permeabilidade de um terreno?

A Taxa de Permeabilidade é definida pelos próprios municípios (como a maioria dos índices urbanísticos), geralmente se reserva no mínimo 15% do lote para ela, mas isso varia bastante. Portanto, se seu lote tem 100m², 15m² devem ser de área permeável.

Como se obtém a área permeável mínima?

É desse modo que se obtém a área permeável mínima. Qualquer construção que o proprietário do local quiser fazer fica, portanto, condicionada ao restante. E em certas situações específicas é preciso, inclusive, o plantio de uma árvore de médio a grande porte – de preferência nativa – para cada fração de área não impermeabilizada.

Como calcular a área de permeabilidade?

Para tanto, o cálculo dessa taxa é feito da seguinte maneira: a área de permeabilidade corresponde à multiplicação da Taxa de Permeabilidade (aqui tida como TP) pelo valor da área do terreno presente na Planta de Parcelamento do Solo aprovada (ou CP). A fórmula ficaria assim, portanto: Área permeável = TP x área do terreno constante do CP.

Quais são as áreas permeáveis?

As áreas permeáveis são apenas aquelas em que é possível a passagem da água, então calçadas e decks impermeáveis, piscinas, quadras esportivas e áreas cobertas por beirais e marquises não entram nessa contagem.

Qual a área do terreno permeável?

- 20% da Área do Terreno deve ser permeável para lotes acima de 360m². Mas, se sua informação básica vier com ADE's, ZP's, ZPAM e Operações Urbanas, você deve olhar na Lei ou no Manual de Edificações como ela será calculada.

Postagens relacionadas: