Como se calcula a velocidade de propagação do som?
Como se calcula a velocidade de propagação do som?
Basta que, ao ver o relâmpago, contemos os segundos que o som demora para ser ouvido. Ao multiplicarmos a quantidade de segundos por 343, que é a velocidade de propagação do som no ar, teremos uma medida em metros que dirá onde, aproximadamente, o raio caiu.
Como calcular a propagação do som?
Cientistas descobriram como calcular a velocidade de propagação do som. O som é uma onda que se propaga em um meio material levando energia. Ao longo dos anos, entretanto, cientistas perceberam a necessidade de calcular a velocidade em que essa onda sonora se propagava, ou seja, a velocidade do som.
Qual a velocidade de propagação do som no ar?
Os terremotos, captados pelos sismógrafos, são ondas mecânicas assim como o som. Existe um número utilizado como parâmetro para se comparar a velocidade de propagação de algo com relação à velocidade média de propagação do som no ar (340 m/s).
Como calcular a velocidade de um som?
Como calcular a velocidade de um som em determinado material? A velocidade do som em materiais diversos somente pode ser calculada se conhecermos a distância a que o som se propagou, e o tempo que demorou para propagar-se a essa distância. Dessa forma, podemos calcular por meio da fórmula:
Qual a velocidade de propagação do som atmosférico?
Além de sua dependência da rigidez do meio, a velocidade do som também pode variar de acordo com a temperatura. No caso do som que se propaga no ar atmosférico, existe uma fórmula empírica que relaciona a velocidade de propagação do som a partir de 0 ºC (273,15 K) com a temperatura do ar. Confira: