Como se calcula apótema de um pentágono?

Índice

Como se calcula apótema de um pentágono?

Como se calcula apótema de um pentágono?

O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.

Como é calculada a área do polígono?

Por fim, embora não seja um polígono regular, as áreas dos retângulos e dos paralelogramos podem, também, ser calculadas pelo produto da base pela altura. Dentre os principais polígonos, temos o pentágono. Em outras palavras, a área do pentágono é calculada multiplicando o perímetro do polígono pelo seu apótema.

Como calcular a área de um quadrado?

No quadrado a base é igual à altura (b=h). Logo, temos a fórmula da área: A = L 2 ou A = b.h. Observe que o valor geralmente será dado em cm 2 ou m 2. Isso porque o cálculo corresponde a multiplicação entre duas medidas. (cm . cm = c 2 ou m . m = m 2) Exemplo: Encontra a área de um quadrado com 17 cm de lado. A = 17 cm . 17 cm A = 289 cm 2

Como calcular a área de um polígono irregular?

Vimos acima fórmulas para calcular a área de alguns polígonos irregulares mais conhecidos. Agora, veremos como calcular a área de um polígono irregular qualquer, como o seguinte: Uma maneira bastante simples para calcular a área deste polígono, é dividir este polígono em outros cuja área é fácil de se calcular ou a fórmula da área é conhecida.

Como calcular a área desse polígono?

No cálculo da área desse polígono, utilizamos a fórmula da área, A = b . h, dessa forma um de seus lados será a base ( b) e o outro a altura ( h ). Como todos os lados são iguais, utilizaremos a mesma variável ( L) para todos os lados. Assim, se substituirmos na fórmula, A = b . h, a variável L, teremos: A = L . L

Postagens relacionadas: