Como calcular a geratriz de um cone equilátero?
Como calcular a geratriz de um cone equilátero?
Cone Equilátero Dessa forma, a geratriz é igual a duas vezes o raio da base circular, ou seja, a medida da geratriz é igual ao diâmetro da base. E a altura do cone é dada pela fórmula: h = R√3.
Como é a superfície lateral de um cone?
A superfície do cone é composta por uma superfície lateral e pelo círculo da base. Sua superfície lateral é formada pela reunião de todos os segmen- tos de reta ligando o vértice do cone à circunferência da base. Por sua vez, o vértice do cone reto está na reta perpendicular à base, que contém seu centro.
Qual é a base de um cone?
O cone é um importante sólido geométrico, que é estudado na geometria espacial. Ele é classificado como um corpo redondo ou sólido de revolução por ter um círculo como base e por ser construído a partir da rotação de um triângulo.
Como calcular a área total?
A área total é calculada somando-se a área da base com a área lateral. Então, para calcular a área total usamos a seguinte fórmula: At = π . r . (g + r) Onde: π: é o número pi (3,14); r: é o raio da base; g: é a medida da geratriz.
Como calcular a área da base?
Podemos ver que a área da base (A b) é a área de um círculo de raio r e que a área lateral (A l) é a área de um arco. Vamos calcular cada uma delas separadamente para chegarmos à área total. Área da base: como a base é um círculo, então é igual a πr²: Área lateral: a área de um setor circular, que é dada por: A l = π .
Qual a área total da circunferência?
A área da base é equivalente a área da circunferência e é dada pela seguinte fórmula: Ab = π . r² r: é o raio da circunferência. A área total é a soma da área da base e da área da lateral. Para calcular a área total usamos a seguinte fórmula: At = π . r . (g + r) g: é a medida da geratriz.
Como calcular a área lateral?
Feito isso, podemos calcular a área lateral através da fórmula: A l = π.r.g A l = π.6.10 A l = 60π cm2