Como descobrir a tensão do solo?
Índice
- Como descobrir a tensão do solo?
- Como as tensões são dissipadas no solo?
- Como dimensionar uma sapata circular?
- Como é feito o ensaio SPT?
- Como definir o NSPT?
- O que significa a existência de um bulbo de tensões?
- O que é o adensamento do solo?
- Por que saber a profundidade do bulbo de pressão?
- Qual a importância do bulbo de pressão em Fundações?
- Como entendemos o conceito de bulbo de tensões?
- Qual a pressão admissível do solo?
Como descobrir a tensão do solo?
- σ R \mathrm{{\sigma _{R}}} σR: capacidade de carga do solo;
- c: coesão do solo;
- q: tensão efetiva no solo na cota de assentamento ( q = γ ⋅ h \mathrm{q = \gamma \cdot h} q=γ⋅h );
- γ: peso específico do solo;
- B: dimensão da fundação;
- Ni: fatores de carga obtidos através do ângulo de atrito do solo;
Como as tensões são dissipadas no solo?
e) No bulbo de tensões, as tensões crescem de forma linear à medida que aumenta a profundidade. 5) Quando se tem uma fundação do tipo sapata, a carga é dissipada no solo e comporta-se de formas distintas de acordo com o valor do carregamento que lhe é imposto.
Como dimensionar uma sapata circular?
σr = c Nc + q onde, c coesão da argila (ensaio rápido) Nc ( coeficiente de capacidade de carga, onde Nc = f H / B ) , considera-se a relação H/B, onde (Quadro 2.3): H – profundidade de embutimento da sapata. B – menor dimensão da sapata.
Como é feito o ensaio SPT?
A SPT é realizada através de ensaios de campo realizados com a cravação dinâmica de um amostrador padrão no solo pelo impacto de um martelo de ferro. Com a spt é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro.
Como definir o NSPT?
O Índice de Resistência à Penetração do Solo (nspt) é um índice amplamente utilizado por engenheiros antes de se construir diversos tipos de empreendimentos. O nspt corresponde ao número de golpes necessários para à cravação de amostrador de sondagem à percussão (spt), considerando apenas os 30 cm finais.
O que significa a existência de um bulbo de tensões?
Bulbo de tensões ou bulbo de pressões é o conjunto de várias curvas de isovalores de tensões verticais no solo induzidas por um carregamento externo. Podemos representar a magnitude das tensões induzidas por uma fundação, bem como seus pontos de alcance, através do bulbo de tensões, como ilustrado na figura abaixo.
O que é o adensamento do solo?
O adensamento de solo é a diminuição dos vazios de um solo, devido a saída da água e ar do seu interior. ... Essa saída é provocada por um acréscimo de carga no solo, seja pela edificação de uma estrutura, construção de um aterro, entre outros.
Por que saber a profundidade do bulbo de pressão?
Mas por que saber a profundidade do bulbo de pressão é tão importante? Perceba que o bulbo de tensões do elemento de fundação atravessa duas camadas de solo. Uma camada de areia com pressão admissível alta, que possibilita a implantação de sapatas. Porém, na camada abaixo temos uma argila mole com pressão admissível baixa.
Qual a importância do bulbo de pressão em Fundações?
Essa patologia de fundações está relacionada com a interseção de bulbos de pressão de prédios vizinhos. Esse acúmulo de carga na região de divisa faz com que os prédios se inclinem uns contra os outros. Entende-se assim a grande importância do bulbo de pressão e sua relação com a segurança de seus projetos e fundações.
Como entendemos o conceito de bulbo de tensões?
Agora que já entendemos o conceito de bulbo de tensões, vamos às aplicações desse conceito. Como comentamos anteriormente, é comum nos depararmos com estudos de sondagem que apontam para solos com várias camadas. Dentre essas camadas, é possível que a camada de maior resistência esteja na superfície.
Qual a pressão admissível do solo?
Este valor será utilizado para determinar as dimensões da sapata, de modo que os esforços solicitantes não ultrapassem o valor da pressão admissível na interface solo-sapata. Neste artigo, mostrarei uma forma de estimar a pressão admissível do solo por meio do ensaio de SPT.