Como calcular a capacitância de um circuito?
Como calcular a capacitância de um circuito?
Calcula-se a capacitância (C) de um capacitor por meio da razão entre a carga (Q) que ele armazena em uma de suas armaduras e a tensão (V) aplicada a ele, ou seja, C = Q / V.
Como calcular a capacitância entre dois capacitores?
No entanto, caso queiramos calcular a capacitância equivalente para a associação entre apenas dois capacitores, podemos usar um recurso facilitador: A fórmula só deve ser usada para dois capacitores por vez. Na associação de capacitores em paralelo, o potencial elétrico é igual para todos os capacitores.
Qual a fórmula usada para o cálculo da capacitância?
A fórmula usada para o cálculo da capacitância é mostrada na figura a seguir, confira: Para os capacitores de placas paralelas, um dos tipos mais simples de capacitores, é possível determinar sua capacitância usando uma fórmula que relaciona sua área e a distância entre suas placas, confira: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como calcular a capacitância paralela?
Se você quiser calcular a capacitância paralela de mais de 10 capacitores, basta começar com os primeiros 10 capacitores e depois calcular a capacitância paralela equivalente. Depois de ter este resultado, colocá-lo em uma das caixas e entrar nas outras caixas têm outros capacitores em paralelo.
Como calcular a capacitância em série?
A calculadora vai lhe dar a capacitância total em série para os 3 capacitores. Se você quiser calcular a capacitância em série de mais de 10 capacitores, em seguida, basta começar com os primeiros 10 capacitores e depois calcular a capacitância equivalente em série.