O que é o teste de bonferroni?
Índice
- O que é o teste de bonferroni?
- Quando usar bonferroni ou Tukey?
- Como interpretar o teste de dunnett?
- O que é o teste de Duncan?
- Para que serve o teste de Tukey?
- Para que serve o teste de scheffé?
- Quando usar Fisher ou Tukey?
- Quando usar o teste de Tukey?
- Quando usar o teste de Scott Knott?
- O que é o teste de Scott Knott?
O que é o teste de bonferroni?
A correção de Bonferroni é um método para corrigir os valores de testes de hipóteses quando conduzimos vários testes consecutivos. Seu principal uso costuma ser nos testes post-hoc da análise de variância (ANOVA), quando fazemos vários testes-t para identificar quais grupos tem médias diferentes entre si.
Quando usar bonferroni ou Tukey?
Bonferroni tem mais poder quando o número de comparações é pequeno, enquanto Tukey é mais poderoso ao testar um grande número de médias.
Como interpretar o teste de dunnett?
O teste de Dunnett serve para comparações múltiplas onde apenas um tratamento serve de referência, quer dizer, deseja-se apenas comparar todos com apenas um. Por exemplo, o tratamento padrão (pode ser chamado de controle, tradicional...) não havendo interesse na comparação dos demais tratamentos entre si.
O que é o teste de Duncan?
O teste de Duncan, referido na literatura em língua inglesa como teste de amplitudes múltiplas de Duncan (Duncan's multiple range test) e – por conta disso – indicado por MRT, é um teste que se aplica após a análise de variância (ANOVA) para identificar os pares de médias (de pelo menos três) que difiram ...
Para que serve o teste de Tukey?
O Teste de Tukey consiste em comparar todos os possíveis pares de médias e se baseia na diferença mínima significativa (D.M.S.), considerando os percentis do grupo. No cálculo da D.M.S. utiliza-se também a distribuição da amplitude estudentizada, o quadrado médio dos resíduos da ANOVA e o tamanho amostral dos grupos.
Para que serve o teste de scheffé?
Este teste serve para comparar qualquer contraste entre médias permitindo diferentes números de observações por tratamento.
Quando usar Fisher ou Tukey?
- Você pode usar o teste LSD não-protegido de Fisher, se estiver interessado em várias comparações individuais e não estiver preocupado com os efeitos das múltiplas inferências.
- Se você estiver interessado em todas as comparações de médias duas a duas (pairwise comparisons), use o teste de Tukey.
Quando usar o teste de Tukey?
Quando é feita a análise de variância de um experimento com apenas dois tratamentos, podemos visualizar apenas pela média qual o melhor tratamento.
Quando usar o teste de Scott Knott?
O teste de Scott- Knott, é um teste para Análise Univariada, portanto, mais indicado quando se tem apenas uma variável em estudo, sendo que a variável usada foi TPH5C, por se tratar de uma variável calculada a partir das variáveis POL, TCH e FIB.
O que é o teste de Scott Knott?
O teste de Scott- Knott, é um teste para Análise Univariada, portanto, mais indicado quando se tem apenas uma variável em estudo, sendo que a variável usada foi TPH5C, por se tratar de uma variável calculada a partir das variáveis POL, TCH e FIB.