Como especificar um compressor de ar comprimido?

Índice

Como especificar um compressor de ar comprimido?

Como especificar um compressor de ar comprimido?

A especificação de um compressor de ar começa com a definição da vazão de ar necessária e da pressão de operação exigida por máquinas ou ferramentas. Para o trabalho em fundações profundas (tubulões a ar comprimido), por exemplo, recomenda-se o uso de modelos de maior pressão, como os de 900 pcm a 25 bar.

Como calcular volume de ar comprimido?

A demanda nominal de ar comprimido é determinada pelos consumidores de ar individuais. Ela é calculada como uma soma do consumo de ar de todas as ferramentas, máquinas e processos que serão conectados, e estimando o fator de utilização individual por experiência.

Como calcular a vazão de um compressor?

A pressão do ar dentro do compressor é proporcional à pressão e velocidade do ar saindo dele; logo, com a medida da pressão interna do compressor, é possível calcular a velocidade com uma versão simplificada da equação de Bernoulli: P1 (pressão interna) x V1 = p2 x v2, onde V1 nunca é menor que 1.

Quais são as 3 especificações básicas a serem consideradas quando escolhemos um compressor para captação de ar?

Escolha do compressor ideal

  • Vazão do gás;
  • Pressão de entrada e saída;
  • Propriedades do gás e potência necessária;
  • Refrigeração;
  • Custo do equipamento.

Como definir um compressor?

O compressor é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc.. Normalmente, conforme a equação de Clapeyron, a compressão de um gás também provoca o aumento de sua temperatura.

Como dimensionar um compressor para refrigeração?

O processo de dimensionar leva em consideração:

  1. Levantamento de carga térmica instalada da unidade;
  2. Levantamento e carga térmica indicada;
  3. Regimes de aplicação;
  4. Espaço disponível;
  5. Tipos de compressores já instalados no sistema (redução de custo com estoque de materiais);
  6. Demanda elétrica disponível;

Como dimensionar um sistema de ar comprimido?

Aprenda Como Dimensionar uma Rede de Ar em seis rápidos passos.

  1. Passo 1 – Calcule o ar consumido. ...
  2. Passo 2 – Saiba quais equipamentos irá utilizar. ...
  3. Passo 3 – Leve em conta os vazamentos e perdas de carga. ...
  4. Passo 4 - Saiba qual sua necessidade de ar comprimido. ...
  5. Passo 5 – escolha um compressor de Ar eficiente.

Como calcular custo de ar comprimido?

Fórmula básica para o cálculo: Custo anual = potência do compressor em kWh x 8760 horas trabalhadas x Custo do kWh R$ 0,35 dividido pela Eficiência do motor de 0,90 Por exemplo: 01 HP de um compressor em trabalho contínuo custa aproximadamente R$ 2.540,00/ano em energia elétrica.

Como calcular os compressores de ar?

Pensando nisso, a Atlas Copco desenvolveu um conteúdo que explica passo a passo a matemática dos compressores de ar. Por meio do Calculation Example, você vai entender como fazer operações e contagens de modo preciso e fácil.

Como calcular o ar comprimido?

Quando se fala na utilização de ar comprimido, é imprescindível saber calcular os elementos que o envolvem desde sua instalação de equipamentos até seu dimensionamento. Pensando nisso, a Atlas Copco desenvolveu um conteúdo que explica passo a passo a matemática dos compressores de ar.

Qual o tempo do compressor de ar?

Para facilitar o entendimento, vamos ver dois exemplos. Um sistema com um compressor de ar de 15 hp, 56 pcm de vazão, ligado a um reservatório de 500 litros. Vamos estimar o tempo para que o reservatório vá de 0 barg a 7 barg.

Como dimensionar o compressor?

A partir dessas informações, ele mostra como dimensionar: o compressor, o volume do receptor do ar e o secador. 4. O material ensina também como realizar o cálculo contínuo, o cálculo da quantidade de condensação e a posterior verificação de todos os cálculos.

Postagens relacionadas: