O que seria a constante de equilíbrio em termos de concentração?

Índice

O que seria a constante de equilíbrio em termos de concentração?

O que seria a constante de equilíbrio em termos de concentração?

Ouça em voz altaPausarA constante K é denominada constante de equilíbrio em termos de concentração, e é uma grandeza com valor específico para uma dada reação e temperatura, independente das concentrações iniciais, volume do recipiente ou pressão. ... Equilíbrio heterogêneo reagentes e produtos constituem mais de uma fase.

O QUE É O kc?

Ouça em voz altaPausarKc é a sigla que representa a constante de equilíbrio em termos de concentração de uma determinada reação química. Ela é utilizada sempre que nos referimos ao estabelecimento ou não de equilíbrio em uma reação química.

Qual a diferença entre KC e KP?

Ouça em voz altaPausarKc = contante do equilíbrio em termos de concentração em mol/L; Kp = contante do equilíbrio em termos de pressão; R= constante geral dos gases (vale 0,082 para pressões em atm);

Quais os elementos que não entram no cálculo de KC?

Ouça em voz altaPausarPara calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio. OBS.: Se alguns dos participantes estiver no estado sólido ou no estado líquido, jamais participará do cálculo do Kc.

Quem não entra no KC?

Ouça em voz altaPausarNa expressão de Kc, nunca utilizamos participantes sólidos ou a água no estado líquido, pois eles são itens constantes na reação. OBS.: A expressão não apresentará denominador porque o reagente é sólido.

Como calcular a constante do equilíbrio químico?

Conheça um método fácil para se calcular o valor da constante de equilíbrio Kc das reações reversíveis. Aprenda a realizar o cálculo da concentração em mol/L ou concentração em quantidade de matéria, que também é denominada concentração molar ou molaridade. A constante do equilíbrio químico será dada pela divisão do Kdireto pelo Kinverso.

Quando temos um equilíbrio químico?

Temos um equilíbrio químico quando uma reação química é reversível, ou seja, apresenta reação direta (reagentes formam os produtos) e reação inversa (produtos formam os reagentes), e a velocidade da reação direta é exatamente igual à velocidade da reação inversa. Veja um exemplo:

Como trabalhar o equilíbrio químico das últimas edições do Enem?

Por meio deste material, você poderá entender melhor como trabalhar constantes do equilíbrio (Kp, Kc e Ki), deslocamento do equilíbrio, pH e pOH, bem como equilíbrio nas chamadas soluções-tampão. Clique neste link e tenha acesso a um material com resoluções completas de alguns exercícios sobre equilíbrio químico das últimas edições do Enem.

Quais são os reagentes do equilíbrio?

No equilíbrio acima, o produto é o NH 3, que apresenta coeficiente 2, e os reagentes são o H 2 e o N 2, que apresentam, respectivamente, os coeficientes 3 e 1. Todos os participantes do equilíbrio são gasosos, logo, podem fazer parte do Kc.

Postagens relacionadas: