Como dimensionar circuito de tomadas?

Índice

Como dimensionar circuito de tomadas?

Como dimensionar circuito de tomadas?

1- Calcule a corrente do seu circuito elétrico; 2- Tenha a informação do fator de potência do seu circuito. 3- Inicie o dimensionamento com a ciência de que, de acordo com a NBR 5410:2004, circuitos de iluminação podem ser no mínimo de 1,5mm² e circuitos de tomada 2,5mm². 4- Consulte a tabela 36 ou 37 da NBR 5410:2004.

Quantas tomadas ligar em um circuito?

deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.

Qual medida de fio para tomada?

Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².

Qual o fio correto para tomada?

As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força. Sobre a Tensão, no Brasil temos 127V e 220V. Se usarmos a rede de 110 V (Voltagem), para obter os 4400 W (Potência) a corrente deverá ser de 40 A (pois = 4400 W).

Qual a potência de uma tomada elétrica?

Já a potência da tomada deve ser superior ao equipamento que nela será ligado, lembrando que essas tomadas irão receber equipamentos que solicitam corrente superior ou igual a 10 amperes. Lembrando que ambos os circuito elétricos instalados devem possuir um aterramento próprio, ou seja, fazer o aterramento do quadro de distribuição.

Como pode ser utilizado o tipo de tomada?

Basicamente esse tipo de tomada pode ser utilizado, como por exemplo em um forno que apresente uma corrente maior que 10 A, neste caso deve ser separado uma tomada exclusiva para o mesmo, e no quadro de distribuição terá que apresentar um disjuntor para ele, e um circuito específico para a TUE.

Como fazer o cálculo de corrente total de um circuito?

Em cada circuito iremos fazer o cálculo de corrente total do mesmo e após isso determinar o disjuntor. Vale lembrar que dificilmente você vai encontrar o disjuntor do mesmo valor calculado, dessa forma você deve utilizar o disjuntor com valor acima do calculado, por exemplo, se sua conta deu 13 A utilize disjuntor de 16 A, e assim por diante.

Qual a quantidade de tomadas para uma área de 6m2?

Locais com área ≤ 6m²: Ao menos 1 tomada; Locais com área > 6m²: 1 tomada a cada 5m ou fração do perímetro, com tomadas bem espaçadas e uniformemente de acordo com o projeto; Cozinhas, copas, e áreas de serviço: 1 tomada a cada 3,5m ou perímetro fracionado, lembrando que deve-se haver ao menos 1 TUG em cima de cada pia;

Postagens relacionadas: