Como calcular a associação mista?
Índice
- Como calcular a associação mista?
- Para que serve associação mista?
- Como se determina o valor da corrente elétrica?
- Como se calcula a resistência total de um circuito misto?
- Qual é a resistência equivalente das associações a seguir?
- Como calcular a resistência de uma associação mista?
- Como fazer a análise de um circuito elétrico misto?
- Como calcular a corrente elétrica?
- Como calcular a resistência elétrica?
Como calcular a associação mista?
Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.
Para que serve associação mista?
De acordo com o circuito, podemos ver que há resistores ligados em série e em paralelo. Quando há esse tipo de ligação (série e paralelo), dizemos tratar-se de um circuito elétrico com uma associação mista de resistores.
Como se determina o valor da corrente elétrica?
Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A). V: Tensão elétrica, dado em volts (V). R: Resistência elétrica, dado em ohm (Ω).
Como se calcula a resistência total de um circuito misto?
Se souber o valor a corrente e tensão total do circuito inteiro, você pode encontrar a resistência total usando a Lei de Ohm: R = V / I. Por exemplo, um circuito paralelo tem uma tensão de 9 volts e uma corrente total de 3 amps. A resistência total do circuito RT = 9 volts / 3 amps = 3 Ω.
Qual é a resistência equivalente das associações a seguir?
Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.
Como calcular a resistência de uma associação mista?
Para calcular a resistência equivalente de uma associação mista de resistores, comece associando os resistores que você tem certeza de que estão em série ou em paralelo. No exemplo que acabamos de analisar, não poderíamos considerar R 4 e R 6 em série, uma vez que a corrente estabelecida neles não é a mesma.
Como fazer a análise de um circuito elétrico misto?
R = Rp + R3. Utilizando este método podemos fazer a análise de vários circuitos elétricos mistos, sempre achando, primeiramente, o resistor equivalente para cada conjunto de resistores. Quando encontrada a resistência equivalente, podemos encontrar também o valor da corrente elétrica que a percorre e achar também o valor da ddp e da potência ...
Como calcular a corrente elétrica?
A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: ( U = R . i ), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente. Circuito elétrico com resistores associados em série. Primeiramente, combinamos os resistores que estão em paralelo. O conjunto R1 e R2 podem ser substituídos por um resistor ...
Como calcular a resistência elétrica?
Quando ligados em série, os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica, quando em paralelo, o potencial elétrico é igual para os resistores associados. Veja também: Primeira lei de Ohm: cálculo da resistência elétrica