O que é enrolamento primário e secundário de um transformador?
O que é enrolamento primário e secundário de um transformador?
Os transformadores consistem em dois enrolamentos de fios, primário e secundário, envolvidos em um núcleo metálico. A passagem de uma corrente elétrica alternada no enrolamento primário induz à formação de uma corrente elétrica alternada no enrolamento secundário.
Como calcular a corrente nominal de um transformador monofásico?
Vamos realizar o cálculo das correntes nominais de um transformador monofásico, com as tensões 13,8 / 0,44 kV, com potência de 1000 kVA. Todos esses dados são encontrados nas placas de dados dos transformadores. In = Corrente nominal. P (VA) = Potência nominal em volt-ampères. VL = Tensão de linha. Corrente nominal do primário – 13,8 kV
Quais são os cálculos de transformadores reais?
Os cálculos a seguir são relacionados a este tipo de transformador, o ideal. Sabemos que os transformadores reais possuem perdas, e pensando nisto, abordaremos o cálculo de perdas no cobre. O primeiro cálculo de transformadores que vamos abordar é o cálculo da relação de transformação.
Como calcular a potência de um transformador?
Assim, se considerarmos um transformador ideal, onde não há perdas de energia, temos que a potência do primário será igual a do secundário o que matematicamente se escreve: Uma das maneiras de se calcular a potência em um circuito é multiplicando-se a corrente no circuito pela tensão aplicada a ele (P = V x I).
Qual o transformador elétrico ideal?
Um transformador elétrico ideal é aquele em que a potência do enrolamento primário é igual a potência do enrolamento secundário. Nos transformadores reais existem as perdas pelo efeito joule, devido à resistência dos enrolamentos, essas perdas são chamadas de perdas no cobre.