Como calcular associação de resistores mista?
Índice
- Como calcular associação de resistores mista?
- O que é uma associação de resistores?
- Como calcular corrente em resistores?
- Como os resistores podem ser associados?
- Como calcular a tensão de um resistor?
- Como calcular a resistência desse conjunto de resistores?
- Como calcular a resistência de dois resistores em paralelo?
Como calcular associação de resistores mista?
Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.
O que é uma associação de resistores?
Associação de resistores é o circuito elétrico formado por dois ou mais elementos de resistência elétrica ôhmica (constante), ligados em série, paralelo ou ainda, em uma associação mista.
Como calcular corrente em resistores?
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
Como os resistores podem ser associados?
Os resistores podem ser associados de três maneiras básicas que são: associação em série, associação em paralelo e associação mista. Associação em Série Esse é o tipo de associação onde os resistores são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente elétrica.
Como calcular a tensão de um resistor?
Para calcular a tensão que os terminais de cada resistor está submetido aplicamos a Primeira Lei de Ohm: i: intensidade da corrente elétrica, medida em Ampére (A). Na associação de resistores em série, os resistores são ligados em sequência. Isso faz com que a corrente elétrica seja mantida ao longo do circuito, enquanto a tensão elétrica varia.
Como calcular a resistência desse conjunto de resistores?
Para que calculemos a resistência equivalente desse conjunto de resistores, quando associados em paralelo, devemos fazer o seguinte cálculo, observe: Para fazermos o cálculo apresentado, foi necessário que calculássemos o mínimo múltiplo comum entre os numeradores 10, 20, 30 e 40.
Como calcular a resistência de dois resistores em paralelo?
Para calcularmos a resistência equivalente na associação de resistores em paralelo, fazemos a soma do inverso das resistências individuais: Para o caso em que se deseja calcular a resistência de somente dois resistores em paralelo, é possível fazê-lo por meio do produto pela soma das resistências individuais.