Como se calcula as diagonais de um polígono?

Índice

Como se calcula as diagonais de um polígono?

Como se calcula as diagonais de um polígono?

Por exemplo, se um polígono tem 8 lados, de cada vértice contamos 8 segmentos, dos quais 3 deles não são considerados diagonais, ou seja, teremos 8 – 3 diagonais, ou seja, apenas 5. Nesse sentido, para um polígono de n lados, teremos, saindo de cada vértice, n – 3 diagonais.

Como determinar o número de diagonais de um polígono convexo?

Do vértice B, podemos traçar diagonais para os vértices D e E, seus não adjacentes. Assim, de cada vértice, é possível traçar 2 diagonais, pois são 5 vértices, menos 2 adjacentes e o próprio vértice considerado. Se pensássemos em 2 diagonais por vértice, teríamos 2 x 5 = 10 diagonais.

Qual o número de diagonais de um Undecagono?

Regularidades na construção de polígonos convexos
Polígonos:
vértices e diagonais
eneágono927
decágono1035
undecágono1144

Como descobrir o número de lados de um polígono com seu número de diagonais?

A fórmula é P = n (n-3)/2.

Qual o número de diagonais de um polígono?

Entretanto, quando o número de lados do polígono é elevado, a tarefa de contar suas diagonais é cansativa. Para isso, existe uma fórmula na qual basta substituir a letra n pelo número de lados de um polígono para encontrar seu número de diagonais. Essa fórmula é: D = n (n – 3) 2. *n é o número de lados do polígono e D é o número de diagonais.

Como calcular os Diagonais de um polígono convexo?

Vamos aprender a calcular o número de diagonais de um polígono convexo qualquer. Basta observar os exemplos: Na figura 1, temos 5 vértices no total. Do vértice A, podemos traçar diagonais para os vértices C e D, que não são adjacentes a ele.

Qual a diagonal de um polígono?

A reta CD não está inteiramente contida no polígono. A diagonal de um polígono é um segmento cujas extremidades são vértices não consecutivos desse polígono: Na figura acima, os segmentos AC e BD são diagonais.

Quais são os polígonos?

Polígonos são figuras geométricas planas que são formadas por segmentos de reta a partir de uma sequência de pontos de um plano, todos distintos e não colineares, onde cada extremidade de qualquer um desses segmentos é comum a apenas um outro. Eles podem ser côncavos ou convexos.

Postagens relacionadas: