Como se calcula a dilatação aparente dos líquidos?

Índice

Como se calcula a dilatação aparente dos líquidos?

Como se calcula a dilatação aparente dos líquidos?

Para medir a dilatação aparente costuma-se utilizar um recipiente cheio até a borda. Ao aquecer este sistema (recipiente + líquido) ambos dilatarão e, como os líquidos costumam dilatar mais que os sólidos, uma quantidade do líquido será derramada, esta quantidade mede a dilatação aparente do líquido.

Qual a fórmula de dilatação real do líquido?

Dessa forma, para encontrarmos a dilatação real do líquido, basta somarmos o volume da dilatação aparente com o volume da dilatação do frasco: ... Portanto, o coeficiente de dilatação térmica desse líquido é de 5,27.10-4 ºC-1.

Como calcular a dilatação real?

Dilatação dos líquidos

  1. ΔVreal = ΔVap + ΔVfrasco
  2. ΔV = V0 . γ . ΔT.
  3. ΔVreal = ΔVap + Δvfrasco
  4. (V0 . γreal . ΔT) = (V0 . γap . ΔT) + (V0 . γfrasco . ΔT)
  5. γreal = γap + γfrasco
  6. γap = γreal – γfrasco

Como determinar a dilatação de um líquido?

Para determinarmos a dilatação do volume de um líquido, precisamos conhecer o seu coeficiente de dilatação volumétrica, mas, também, deve-se levar em conta a dilatação sofrida pelo recipiente que contém esse líquido. A dilatação sofrida pelos líquidos é chamada de dilatação volumétrica.

Como calcular a dilatação aparente?

Para calcularmos o volume de líquido que transborda do frasco, devemos usar a fórmula da dilatação aparente, observe: ΔVap — dilatação aparente (m³) V0 — volume inicial do líquido (m³) γap — coeficiente de dilatação volumétrica aparente (ºC -1)

Como calcular o coeficiente de dilatação do líquido?

Vamos calcular o coeficiente de dilatação do líquido em questão utilizando a fórmula da dilatação volumétrica: Aplicando os dados fornecidos pelo enunciado à fórmula anterior, faremos o seguinte cálculo:

Qual a equação da dilatação volumétrica para os líquidos?

ΔVreal= ΔVap+ ΔVfrasco. Sabemos que a equação da dilatação volumétrica para os sólidos é usada também para os líquidos, dada por: ΔV = V0. γ . ΔT. Aplicando esta equação na dilatação real dos líquidos, obtemos: ΔVreal= ΔVap+ Δvfrasco. (V0. γreal. ΔT) = (V0. γap. ΔT) + (V0. γfrasco.

Postagens relacionadas: