Como calcular o adicional noturno proporcional?

Índice

Como calcular o adicional noturno proporcional?

Como calcular o adicional noturno proporcional?

Basta dividir o salário base mensal do colaborador pelas horas contratuais e, depois, multiplicar o valor da hora normal pelo percentual do adicional noturno, que equivale a 20%. Valor do adicional noturno: 20% sobre o valor da hora calcula-se em R$ 6,00.

Como é calculado o adicional noturno 12x36?

Já na jornada de 12x36 com início às 19 horas e término às 7 horas da manhã, o adicional noturno será computado entre o horário das 22 horas e 7 horas do dia seguinte, perfazendo o total de 9 horas. Do total acima apurado, é importante o trabalhador descontar o intervalo de descanso.

Como é calculado o adicional noturno?

Como é calculado o adicional noturno em escala 12×36? O adicional noturno não difere entre os tipos de escalas de trabalho. Sendo assim, quem trabalha de segunda à sexta ou em escala 12×36, segue a mesma regra para o cálculo do adicional noturno. Nos dois casos, o que vale é a quantidade de horas trabalhadas pelo funcionário.

Será que o trabalhador ainda tem direito ao adicional noturno?

Se um trabalhador noturno passa para horário diurno, ele ainda tem direito ao adicional? Não. “Mesmo se o trabalhador recebesse habitualmente o adicional noturno, se seu horário for alterado para diurno, a empresa não é obrigada a continuar pagando o adicional noturno e não há mais obrigatoriedade de considerar hora reduzida”, diz Martinez.

Qual a hora de descanso de um trabalhador noturno?

Apesar de a hora de trabalho noturna ser reduzida, o profissional continua a ter direito a um período de descanso. Aqueles trabalhadores com jornada superior a 6 horas, obrigatoriamente, precisam de um descanso de, no mínimo, 60 minutos. Neste caso, as empresas podem dar aos funcionários até 120 minutos de intervalo, se assim desejarem.

Qual o horário de trabalho de um funcionário de noturno para diurno?

Por exemplo, se um trabalhador tiver horário habitual das 13h às 22h e fizer uma hora extra (até as 23h), essa hora extra segue também as regras do trabalho noturno — inclusive a hora reduzida de 52 minutos e 30 segundos. A empresa pode trocar o horário de trabalho de um funcionário de noturno para diurno? A questão é polêmica.

Postagens relacionadas: