Como calcular restituição de consórcio?

Índice

Como calcular restituição de consórcio?

Como calcular restituição de consórcio?

E para o cálculo do valor a ser restituído ao consorciado excluído, basta aplicar-se o percentual até então por ele recolhido ao fundo comum sobre o valor do bem ou do serviço objeto do contrato vigente na data da assembleia de contemplação.

Como funciona a restituição de consórcio?

Consórcio deve devolver valores pagos por desistente ao fim do contrato. É devida a restituição de valores vertidos por consorciado desistente ao grupo de consórcio, mas não de imediato, e sim em até 30 dias a contar do prazo previsto contratualmente para o encerramento do plano.

Como receber de volta o dinheiro do consórcio?

A recuperação do dinheiro pode ocorrer por meio de sorteio da cota cancelada ou após a data de encerramento do grupo, conforme legislação vigente do consórcio. O valor a ser devolvido é definido conforme o valor da cota na data da contemplação e com o percentual acumulado no fundo comum do grupo.

O que é devolvido no final do consórcio?

Quando o grupo de consórcio se encerra, é possível que exista saldo referente ao fundo de reserva, caso ele não tenha sido totalmente utilizado pelo grupo. Nessa caso, os recursos são devolvidos proporcionalmente a todos os participantes que cumpriram com o contrato.

O que é saldo remanescente de consórcio?

Em grupos de consórcio que permanecem saudáveis até o fim do prazo, o fundo de reserva pode ser preservado integralmente, sem necessidade de utilização dos recursos. Esse valor que sobra no encerramento do grupo é chamado de saldo remanescente.

Quanto recebo se desistir do consórcio?

7 dias A lei que rege o consórcio dá ao participante o direito de desistir do negócio em um prazo de 7 dias a partir da assinatura do contrato de adesão — sem a necessidade de pagar multas. Após a anulação do contrato, a administradora do consórcio restitui os valores na conta corrente do cotista.

É devida a restituição de valores vertidos por consorciado desistente ao grupo de consórcio?

Para efeitos do art. 543-C do Código de Processo Civil: é devida a restituição de valores vertidos por consorciado desistente ao grupo de consórcio, mas não de imediato, e sim em até trinta dias a contar do prazo previsto contratualmente para o encerramento do plano.

Quanto tempo demora para devolver o dinheiro do consórcio?

Percebe-se, portanto, que o prazo para devolução das quantias pagas ao consumidor que desistir do consórcio é de até 30 (trinta) dias após o encerramento do grupo.

É possível pegar o dinheiro do consórcio?

A resposta é sim. É possível ter acesso ao dinheiro ao invés de prosseguir com a aquisição do propósito inicialmente pretendido. ... E mais: quem foi contemplado e já está quite com todas as parcelas do consórcio, deve aguardar o prazo de 180 dias para o recebimento em dinheiro do valor da carta de crédito.

Qual a vantagem dos planos de consórcio?

Os planos de consórcio oferecem duas grandes vantagens: permitir acelerar o recebimento da carta de crédito por meio de lances e a chance de ser contemplado nos sorteios mensais. Mas isso pode levar um certo tempo.

Quando é possível a recuperação do valor do consórcio?

Para contratos firmados antes dessa data só é possível a recuperação do dinheiro do consórcio cancelado após a data de encerramento do grupo. Os critérios para a recuperação do valor são regulamentados pela Lei 11.795/2008 e pela Circular n.º 3.432 do BACEN, com o intuito de resguardar a saúde financeira do grupo contra eventuais perdas.

Como desistir de um consórcio?

Desistir de um consórcio é, muitas vezes, abrir mão de um sonho, e isso já é uma grande desvantagem. No entanto, mesmo que a ação ocorra por um bom motivo ou apenas por uma mudança de planos, o cancelamento pode não ser a melhor escolha.

Como contratar um consórcio?

O consórcio tornou-se para muitos a possibilidade de realização daquele sonho que, por outros meios, poderia ser mais difícil de alcançar. Facilidade na contratação e condições atraentes são algumas de suas principais características. Porém, a contratação de um consórcio requer, também, planejamento e comprometimento de médio a longo prazo.

Postagens relacionadas: