Como dimensionar estacas no Eberick?
Índice
- Como dimensionar estacas no Eberick?
- Como fazer a fundação no Eberick?
- Como dimensionar blocos?
- O que é estaca isolada?
- Como lançar estaca no Eberick V8?
- Como transformamos os pilares em fundação?
- Como colocar sapata de divisa no Eberick?
- Quantas estacas por bloco?
- Como preencher o modelo das estacas?
- Qual a quantidade de estacas necessárias para este bloco?
- Quais são as verificações de cada distribuição de estacas?
- Qual a capacidade de carga de estacas?
Como dimensionar estacas no Eberick?
Para editar as estacas disponíveis no programa, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Blocos - Propriedades. Na janela de estacas dos blocos, serão exibidas as estacas já cadastradas no Eberick, possibilitando excluir, editar ou configurar de novas estacas.
Como fazer a fundação no Eberick?
Como lançar fundações isoladas
- Acesse a guia Lançamento, grupo Fundações e acesso o comando Pilar de fundação.
- Informe a seção transversal correspondente ao pilar de arranque.
- Escolha o tipo de fundação (bloco, sapata)
- Selecione a opção Engastada para o vínculo Apoio.
Como dimensionar blocos?
Para determinar a altura do bloco, deve-se considerar uma subdivisão do pilar no mesmo número de estacas. Dessa forma, encontra-se a distância entre o CG da área dividida e o centro da estaca, chamado de distância L na Figura 2.
O que é estaca isolada?
A estaca isolada quando submetida a um carregamento vertical, parte desta carga é transferida ao solo através da resistência de fuste desenvolvida ao longo da área lateral do elemento e a outra parte é transmitida ao solo através das tensões de compressão criadas na ponta da estaca.
Como lançar estaca no Eberick V8?
lançamento das estacas isoladas O lançamento de fundações no Eberick pode ser realizado através de duas formas: lançando a fundação diretamente no croqui a partir da guia "Lançamento", grupo "Fundações", comando "Estaca isolada" (botão ), ou convertendo os pilares em fundação, caso estes já estejam lançados no projeto.
Como transformamos os pilares em fundação?
Supondo que a estrutura possui um pavimento de baldrame, localizado a uma certa altura das fundações, o lançamento dos pilares de fundação deve ser realizado no próprio pavimento de baldrame. O posicionamento da fundação abaixo deste nível se dará pela profundidade determinada no lançamento.
Como colocar sapata de divisa no Eberick?
Na janela de lançamento, no grupo Fundação, deve-se selecionar a opção Sapata e marcar a caixa Divisa:
- Após selecionar a sapata de divisa, preencha os campos referentes à geometria do pilar e da profundidade da sapata. ...
- Importante: As sapatas de divisa no Eberick são dimensionadas apenas com pilares retangulares.
Quantas estacas por bloco?
Os blocos podem ser apoiados sobre um número qualquer de estacas, sendo mais comuns os blocos sobre uma, duas ou três estacas. Isso depende principalmente das características do solo, da capacidade da estaca e da carga do pilar.
Como preencher o modelo das estacas?
Após preencher as informações do modelo das estacas, pode-se clicar em "OK" nesta janela e na janela de lançamento da fundação, confirmando o lançamento do bloco com a consideração das estacas na análise.
Qual a quantidade de estacas necessárias para este bloco?
Já em relação aos momentos fletores, este bloco necessitaria de pelo menos duas estacas. No entanto, devido à magnitude dos esforços horizontais e a baixa resistência definida para o conjunto estaca/solo, foram necessárias sete estacas para distribuir o atender ao limite informado.
Quais são as verificações de cada distribuição de estacas?
Nessa tabela, são apresentadas as verificações de cada uma das distribuições de estacas (coluna modelo), através das quais é possível identificar, em comparação com os valores limite (última linha da tabela), qual dos esforços predomina na determinação do número de elementos na fundação.
Qual a capacidade de carga de estacas?
No 6° Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, em 1978, Luciano Décourt e Arthur Quaresma apresentaram ao um método para a determinação da capacidade de carga de estacas a partir de valores normalmente fornecidos por sondagens (SPT).