Quando aplicar fator de correção?
Índice
- Quando aplicar fator de correção?
- Quais são as principais situações onde se emprega o fator de correção ou fator de equivalência?
- Como calcular base anidra?
- O que é um fator de diluição?
- O que significa base anidra?
- Qual a aplicação do fator de equivalência no preparo de medicamentos?
- Como calcular o fator de correção?
- Qual a necessidade de aplicação do fator de correção?
- Como fazer parte do cotidiano das farmácias?
Quando aplicar fator de correção?
O fator de correção é utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor do princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Esses acertos são feitos com base nos certificados das matérias-primas ou nas diluições feitas na própria Page 2 farmácia.
Quais são as principais situações onde se emprega o fator de correção ou fator de equivalência?
Situações em que normalmente se emprega o fator de correção ou fator de equivalência: substância comercializada na forma diluída, substância na forma química de sal ou éster cujo produto farmacêutico de referência que a contém é dosificada em relação a sua molécula base, substância comercializada na forma de sal ou ...
Como calcular base anidra?
Teor na Base Anidra = Teor Tal Qual x 1 - KF (%) Onde: V= Volume consumido de ácido perclórico 0,1M Solução Volumétrica, em mL.
O que é um fator de diluição?
Portanto, o fator de diluição é o número total de volumes em que o seu material será dissolvido. As soluções de diluição são um processo necessário no laboratório, pois as soluções de estoque são frequentemente compradas e armazenadas em formas muito concentradas.
O que significa base anidra?
Anidra é um termo geral utilizado para designar uma substância de qualquer natureza que não contém, ou quase não contém, água na sua composição. A Base Anidra é uma base com caráter não-iônico, normalmente desenvolvida com uma associação de ésteres diferenciados de fácil espalhabilidade, toque seco e rápida absorção.
Qual a aplicação do fator de equivalência no preparo de medicamentos?
(1) A aplicação do cálculo de fator de equivalência no preparo de medicamentos, a partir de forma química diferente daquela com o qual ele é expresso, é uma questão fundamental no dia-a-dia do farmacêutico magistral.
Como calcular o fator de correção?
Em um primeiro momento calcula-se o fator de correção a partir do teor do insumo: Na sequência calcula-se o fato de correção a partir da quantidade de água informada no laudo. Repare que no laudo está escrito que o teor é da base ANIDRA, ou seja, sem água.
Qual a necessidade de aplicação do fator de correção?
Igualmente é comum ao cotidiano da atividade magistral a necessidade de aplicação do fator de correção para compensar, por exemplo, presença de água ou de teor do principio ativo, de forma atender as especificações do produto de referência.
Como fazer parte do cotidiano das farmácias?
Apesar de fazer parte do cotidiano das farmácias de manipulação, diversas vezes enquanto inserimos a entrada de matéria-prima no sistema e avaliamos o laudo dos fornecedores nos deparamos com a seguinte dúvida: calculo ou não o fator?