Como calcular o tamanho da imagem de um espelho côncavo?

Índice

Como calcular o tamanho da imagem de um espelho côncavo?

Como calcular o tamanho da imagem de um espelho côncavo?

Outra fórmula bastante importante é a que chamamos de equação de Gauss, que é formada por 4 itens: a distância focal do objeto (que descobrimos a partir da fórmula acima), a distância do objeto (P), a distância da imagem (P') e o raio de curvatura, o que nos leva à seguinte fórmula: 1/f = 1/P + 1/P'.

Como calcular a ampliação de um espelho?

A ampliação ou aumento da imagem é dada por:

  1. f > 0 → R > 0 → espelho côncavo;
  2. f < 0 → R < 0 → espelho convexo;
  3. p > 0 → objeto real;
  4. p < 0 → objeto virtual;
  5. p' > 0 → imagem real;
  6. p' < 0 → imagem virtual;
  7. o > 0 → objeto para cima;
  8. o < 0 → objeto para baixo;

Como funciona um espelho côncavo?

Espelhos côncavos produzem imagens reais quando posicionamos objetos próximos à sua superfície, à distância focal não ocorre formação de imagem, para além do foco, as imagens são reais e seu tamanho diminui de acordo com a distância entre o objeto e o vértice do espelho.

Como é formada a imagem em espelhos esféricos?

Um ponto objeto colocado à frente de um espelho esférico de Gauss, seja ele côncavo ou convexo, terá sua imagem formada a partir da intersecção entre dois ou mais raios refletidos em virtude de dois ou mais raios incidentes.

Qual a diferença entre espelho côncavo e convexo?

Diferentemente do espelho côncavo, o convexo oferece apenas uma opção de construção da imagem que pode ser identificada por apresentar 3 características específicas, conhecidas como: e reduzida, por ser menor do que o objeto original.

Quais são os espelhos convexos?

Comumente os espelhos convexos são utilizados para “prolongar” a visão, sendo assim podemos ver ângulos refletidos por eles que não conseguiríamos ver utilizando espelhos planos por exemplo. Com isso se costuma dizer que tais espelhospermitem ampliar o campo de visão. Geralmente esse tipo de espelho é encontrado em corredores de supermercado, ...

Qual a fórmula válida para os espelhos?

Em posse dessas afirmações, vamos às fórmulas. Há uma fórmula válida para todos os espelhos esféricos que relaciona a distância focal ao raio de curvatura, confira: A equação dos pontos conjugados relaciona a distância focal (f), a posição do objeto (p) e a posição da imagem (p'), ambas medidas em relação ao vértice do espelho, confira:

Qual é o vértice de um espelho esférico?

O vértice marca a região central dos espelhos esféricos. É sobre esse ponto que traçamos o eixo principal (ou eixo de simetria) do espelho. Qualquer raio de luz que incida sobre o vértice de um espelho esférico é refletido com o mesmo ângulo de incidência, do mesmo modo que um espelho plano o faria.

Postagens relacionadas: