Como calcular o impulso da força resultante?

Índice

Como calcular o impulso da força resultante?

Como calcular o impulso da força resultante?

O impulso da força resultante que atua sobre uma partícula é igual a variação do momento linear. Resposta: C. O módulo do impulso, no intervalo de tempo que corresponde à variação de velocidade dada é igual à variação do momento linear, isto é, I = m∙v - m∙v = m(v - v) = (2,0 kg)(5,0 m/s) = 10 kg∙m/s = 10 N∙s.

O que é impulso resultante?

O impulso (I) é a grandeza vetorial que relaciona a força resultante (FR) e o intervalo de tempo (Δt) de sua aplicação, sendo definido matematicamente como o produto dessas duas grandezas.

Qual o tempo de atuação da força impulsiva?

Na verdade, o impulso está relacionado não só à intensidade da força atuante, mas também à duração temporal que essa força tem quando atua. Onde Δt é o tempo de atuação dessa força (F). Vejamos o seguinte exemplo: durante um jogo de tênis, a raquete, ao impulsionar a bola num saque, está trocando forças impulsivas com a bola.

Será que o impulso é uma força?

Temos uma noção, nascida do senso comum, de que impulso é uma força: por exemplo, quando damos um impulso em alguém que está num balanço de parque infantil. Essa ideia, contudo, não é totalmente correta. Na verdade, o impulso está relacionado não só à intensidade da força atuante, mas também à duração temporal que essa força tem quando atua.

Como calcular o impulso de um corpo?

O impulso pode ser calculado por meio do produto da força média aplicada sobre um corpo pelo intervalo de tempo de aplicação dessa força. O impulso também pode ser entendido como a mudança da quantidade de movimento de um corpo, por isso, podemos defini-lo como a diferença entre as quantidades de movimento final e inicial de um corpo.

Onde é o tempo de atuação dessa força?

Onde Δt é o tempo de atuação dessa força (F). Vejamos o seguinte exemplo: durante um jogo de tênis, a raquete, ao impulsionar a bola num saque, está trocando forças impulsivas com a bola. Como resultado, temos a impulsão da bola, que adquire uma velocidade determinada.

Postagens relacionadas: