Como calcular ganho de capital na venda de imobilizado Simples Nacional?
Índice
- Como calcular ganho de capital na venda de imobilizado Simples Nacional?
- Como contabilizar ganhos de capital?
- Como contabilizar ganhos e perdas de capital?
- O que é o ganho de capital?
- Quais impostos incidem sobre a venda de ativo imobilizado Simples Nacional?
- Como funciona a tributação do ganho de capital para pessoas jurídicas?
- Como se determina o ganho de capital?
- Qual a tributação do Simples Nacional?
- Qual a alíquota do ganho de capital para pessoas físicas?
Como calcular ganho de capital na venda de imobilizado Simples Nacional?
A empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL ao vender um bem de seu ativo imobilizado deverá apurar o ganho de capital sobre o qual incidirá imposto de renda a razão de 15% a 22,5 de acordo com o ganho de capital apurado.
Como contabilizar ganhos de capital?
O resultado não operacional corresponde à diferença entre o valor de venda e o valor líquido contábil do bem objeto de alienação. O valor líquido contábil, por sua vez, corresponde ao valor corrigido do bem menos a depreciação....
Valor corrigido do bem | R$ 28.750,00 |
---|---|
(=) Ganho de capital | R$ 5.750,00 |
Como contabilizar ganhos e perdas de capital?
Ganho ou Perda de Capital na Baixa do Imobilizado Resultado (ganho ou perda) = Valor líquido da alienação – valor contábil do bem. Os ganhos ou perdas devem ser determinados pela diferença entre o valor líquido da alienação, se houver, e o valor contábil do bem.
O que é o ganho de capital?
Antes de mais nada, precisamos entender o que é ganho de capital. Ele é o lucro da venda de um imóvel ou móvel. Basta comparar o valor da venda com o valor da compra.
Quais impostos incidem sobre a venda de ativo imobilizado Simples Nacional?
A própria Resolução do CGSN nº 140/2018 (legislação do simples nacional) no artigo 2º, §5º, I, diz que não é tributado o faturamento da venda do ativo pelos optantes do Simples Nacional. Esse entendimento decorre do próprio conceito do que seja ICMS – operação relativa à circulação de mercadoria.
Como funciona a tributação do ganho de capital para pessoas jurídicas?
Por conta de ser diferente da pessoa física, é importante que empresários estejam cientes de como funciona a tributação do ganho de capital para pessoas jurídicas. Afinal, como foi colocado anteriormente, a tributação sobre o esse tipo de ganho varia de acordo com o regime tributário da empresa no momento da operação.
Como se determina o ganho de capital?
Para fins de determinação do ganho de capital é vedado o cômputo de qualquer parcela a título de encargos associados a empréstimos, registrados como custo nos termos do inciso II do art. 145 da IN RFB nº 1.700, de 2017.
Qual a tributação do Simples Nacional?
A venda de bens alocados na conta de ativo não circulante que não atendam o conceito de imobilizado previsto na legislação integrará a receita bruta no Simples Nacional, havendo tributação conforme o Anexo I do Simples Nacional.
Qual a alíquota do ganho de capital para pessoas físicas?
E, nesse sentido, as alíquotas do ganho de capital para pessoas físicas são de: 22,5% para a parcela de ganhos que ultrapassar 30 milhões de reais. Além de conhecer as alíquotas, é preciso também saber quais são as hipóteses de isenção de ganho de capital para pessoas físicas.