Como é calculado o ganho de capital de alienação de imobilizado no Lucro Presumido?

Índice

Como é calculado o ganho de capital de alienação de imobilizado no Lucro Presumido?

Como é calculado o ganho de capital de alienação de imobilizado no Lucro Presumido?

DEPRECIAÇÃO O ganho de capital, para as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido, corresponde à diferença positiva entre o valor da alienação e o valor contábil, assim entendido o custo de aquisição do bem, diminuído dos encargos de depreciação, amortização ou exaustão acumulada, ainda que a empresa não ...

Como calcular ganho de capital de ativo imobilizado?

Trata-se da diferença positiva entre o valor de alienação do bem e seu respectivo valor contábil, sendo que para determinação do valor contábil, deve ser deduzida a depreciação.

Como tributar venda de imobilizado no lucro presumido?

No regime de lucro presumido, a pessoa jurídica que explore atividade imobiliária relativa a venda de imóveis deve aplicar o percentual de 8% de presunção de IRPJ e 12% de presunção de CSLL sobre a receita bruta auferida nessa atividade.

Como calcular IR sobre venda de imobilizado?

A perda de capital é o resultado obtido na alienação de venda do ativo imobilizado. Devem ser determinados pela diferença negativa entre o valor da alienação e o valor contábil do bem....Exemplo prático: Registros Contábeis.
AtivoAntesApós
Custo na venda de ativo-2.000,00
Perda na venda de ativo--200,00

Como funciona o ganho de capital no lucro real?

Da mesma maneira, o ganho de capital no lucro real também permite que a empresa sequer seja tributada pelo ganho. Sendo que isso acontecerá quando ela apresentar prejuízo fiscal. Isso acontece porque, no lucro real, quando o resultado líquido da empresa é negativo, não existe a cobrança de impostos diretos.

Qual é o custo de ganho de capital?

A partir de Janeiro de 1997, para fins de apuração de ganho de capital, nos termos da legislação do imposto de renda, considera-se custo de aquisição e valor da venda do imóvel rural o VTN declarado, respectivamente, nos anos da ocorrência de sua aquisição e de sua alienação.

Como comprovar o ganho de capital?

Caso a empresa não mantenha a escrituração contábil, então deverá comprovar, mediante documentação hábil e idônea, o valor e data de aquisição do bem ou direito e demonstrar o cálculo da depreciação, amortização ou exaustão acumulada. A tributação do ganho de capital será definitiva, não existindo a possibilidade de restituição ou compensação.

Qual a determinação do ganho de capital?

Na alienação de propriedade rural, a determinação do ganho de capital obedece a forma de tributação utilizada pela empresa no período de apuração em que ocorre a venda. Se tributada pelo lucro real, a determinação do ganho de capital obedecerá ao disposto no RIR/99.

Postagens relacionadas: