Como calcular o volume de uma pirâmide triangular?

Índice

Como calcular o volume de uma pirâmide triangular?

Como calcular o volume de uma pirâmide triangular?

O cálculo do volume de uma pirâmide triangular, também chamada de tetraedro, é feito a partir do cálculo da área do triângulo (base) que está no plano. Em seguida, multiplica-se pela altura e divide-se por três.

Como calcular o volume de uma pirâmide?

O volume de uma pirâmide é dado em função da área de sua base e da altura h, de acordo com a fórmula abaixo: Onde. V → é o volume. A b → é a área da base da pirâmide. h → é a altura da pirâmide. Exemplo 1. Calcule o volume da pirâmide de base quadrada a seguir: Solução: Pela análise da figura, temos que: h = 9 cm.

Como calcular a área da pirâmide?

Solução: Primeiro, vamos calcular a área da base dessa pirâmide. Sabemos que a base da pirâmide é um hexágono regular de 8 cm de aresta. A área do hexágono regular é dada por: Conhecida a medida da área da base da pirâmide, podemos utilizar a fórmula do volume.

Qual a fórmula básica da superfície da pirâmide?

A fórmula básica da área da superfície de qualquer pirâmide, regular ou irregular, é Área da Superfície Total = Área da Base + Área Lateral. Não confunda "altura inclinada" com "altura". A "altura inclinada" é a distância diagonal do ápice da pirâmide até a borda da base.

Como calcular o volume de uma pirâmide de base hexagonal?

Calcule o volume de uma pirâmide regular de base hexagonal sabendo que sua altura é de 12 cm e que cada aresta da base mede 8 cm. Solução: Primeiro, vamos calcular a área da base dessa pirâmide. Sabemos que a base da pirâmide é um hexágono regular de 8 cm de aresta.

Postagens relacionadas: