O que é a antecipação tributária?

Índice

O que é a antecipação tributária?

O que é a antecipação tributária?

A antecipação tributária é uma modalidade de recolhimento de tributos que acontece quando o pagamento do tributo é feito antes da ocorrência do fato gerador, baseado em uma presunção de que existirá a operação subsequente.

Quem deve pagar o ICMS antecipado?

Enquanto na substituição tributária há o recolhimento do ICMS devido a toda uma cadeia de destinatários e fica por responsabilidade do emissor da NFe, na antecipação do ICMS é o destinatário da NFe que fica responsável, só que pelo ICMS de sua própria operação.

Como calcular Recali?

1.2 – Na guia GERAL, clique em IMPOSTOS, verifique se possui o imposto '21 – RECALI'....
Valor contábil linha imposto RECALI10.000,00
(=) Valor alíquota0,82%
(=) Base de cálculo (Saldo 01 / Valor alíquota)R$10.731,71

Quando ocorre a antecipação tributária?

Entendendo a antecipação tributária. A antecipação tributária acontece quando o pagamento do ICMS é realizado antes da ocorrência do fato gerador. Ou seja, quando o contribuinte recolhe o imposto antes de vender suas mercadorias de fato. Ao antecipar essa obrigação, você deixa de precisar pagar o imposto quando a venda for realizada.

Como antecipar a obrigação tributária?

Ao antecipar essa obrigação, você deixa de precisar pagar o imposto quando a venda for realizada. O que é necessário compreender é que a antecipação tributária pode ocorrer de duas formas:

Qual a diferença entre substituição e antecipação tributária?

Existe diferença entre substituição e antecipação tributária, ou seja, elas não são a mesma coisa e não devem ser confundidas. Na antecipação tributária o imposto é recolhido pelo destinatário da sua própria operação, sendo pago pelo adquirente.

Como antecipar o tributo?

Ao antecipar essa obrigação, você deixa de precisar pagar o imposto quando a venda for realizada. O que é necessário compreender é que a antecipação tributária pode ocorrer de duas formas: Antecipação com substituição tributária: chamada de “Substituição Tributária” ou “ICMS-ST”, esta garante a arrecadação do tributo de uma só vez na fonte.

Postagens relacionadas: