Como calcular iluminação para ambiente?
Como calcular iluminação para ambiente?
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Como realizar o cálculo de lâmpadas necessárias em um ambiente?
Por estes motivos, realizar o cálculo de lâmpadas necessárias em um ambiente se torna passo importante na hora de decorar o lar.
Como calcular a quantidade de luz de um ambiente?
Cada ambiente tem uma diferente necessidade de luz, incluindo a cor da mobília, cor das paredes e quantidade de aberturas de iluminação natural. Esse cálculo é apenas um pré dimensionamento para se chegar a uma sugestão de quantidade que deve ser posteriormente calculada para se validar.
Como planejar a iluminação de um ambiente?
Neste artigo entenderemos a necessidade de se projetar corretamente a iluminação e a ventilação de um ambiente. Todo compartimento deve ter, em plano vertical, ao menos abertura para o exterior. Essas aberturas devem ser dotadas de persianas ou dispositivos que permitam a renovação de ar.
Como calcular o nível de iluminação artificial?
Para avaliar se o tipo de iluminação artificial está bem dimensionado para o ambiente, precisaremos calcular o nível de iluminância. Neste exemplo iremos considerar as porcentagens de reflectância de 10% para o piso (tom escuro), 50% para a parede (tom médio) e 80% para o teto (tom claro).