Como se calcula ânion gap?

Índice

Como se calcula ânion gap?

Como se calcula ânion gap?

A fórmula usada para seu cálculo é: AG = [(Na+ + K+) – (Cl- + Bicarbonato)] Anion gap corrigido (AGc): é o cálculo do AG cor- rigido pela albumina e pelo lactato, que estão quase sempre alterados (hipoalbuminemia e hiperlactatemia) em pacientes criticamente enfermos14,15.

Como avaliar acidose?

A gasometria arterial é usada para avaliar o equilíbrio ácido-básico e a oxigenação, representando, cada uma, condição separada. Avaliar o pH para saber se o sangue está dentro da faixa normal, ou se alcalose ou acidose. Se o pH é alcalino ou ácido deve-se saber se o problema é primariamente respiratório ou metabólico.

O que é o ânion gap?

O ânion gap (também conhecido como intervalo aniônico ou hiato aniônico) nada mais é do que a diferença entre os cátions presentes no sangue (principalmente sódio) e os ânions (principalmente bicarbonato e cloro), ou seja, é o “buraco” entre um e outro.

Para que calcular ânion gap?

O cálculo do ânion gap é uma forma simples de avaliar a existência de ânions não mensurados, como lactato, acetoacetato e beta-hidroxibutirato. O excesso desses ácidos orgânicos causa uma redução no bicarbonato sérico (por reações químicas de tamponamento) que não está associada à elevação do cloro.

Qual é a causa mais comum de acidose metabólica com ânion gap normal?

As causas mais comuns de acidose metabólica de hiato aniônico normal são: perda de bicarbonato pelo trato gastrointestinal ou renal, e incapacidade renal de excretar ácidos.

Como ler um exame de gasometria?

Na alcalose metabólica, ocorre um aumento de HCO3 na gasometria e, consequentemente, elevação do pH (alcalose). A resposta compensatória deve ser uma hipoventilação a fim de reter o CO2. Para avaliar essa resposta compensatória, calcula-se o valor do pCO2 através da fórmula: pCO2 = [HCO3] + 15 ± 2.

Como interpretar exame de gasometria venosa?

Se houver variações além desse intervalo, o organismo pode começar a ter problemas e o médico faz a seguinte interpretação ao obter os resultados da gasometria venosa:

  1. pH entre 7,35 e 7,45: normal;
  2. pH maior que 7,45: alcalose;
  3. pH menor que 7,35: acidose.

Como saber o nome do ânion?

Para nomear ânions monoatômicos, devemos acrescentar o sufixo -eto ou -ido ao nome do elemento precedido pela palavra “íon”....Nomenclatura de ânions

  1. F- → íon fluoreto.
  2. Cl- → íon cloreto.
  3. Br- → íon brometo.
  4. I- → íon iodeto.
  5. H- → íon hidreto.
  6. O2- → íon óxido.
  7. S2- → íon sulfeto.
  8. Se2- → íon seleneto.

Postagens relacionadas: