O que é fuso horário e como funciona?

Índice

O que é fuso horário e como funciona?

O que é fuso horário e como funciona?

Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “fatiado” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para "Greenwich Mean Time".

Como calcular o fuso horário do Brasil?

Exemplo de cálculo de fuso horário: Peguemos o Brasil como ponto de partida. Ele está localizado em -3 graus em relação ao Meridiano de Greenwich. Queremos saber qual o horário do Japão, que fica no fuso +9. Para tal, subtraímos (hemisférios diferentes) o menor do maior (-3) – 9 (nas regras da matemática menos com menos = positivo).

Quais são os fusos horários?

Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “fatiado” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para " Greenwich Mean Time ".

Como calcular a longitude dos fusos?

Como afirmamos no início do texto, cada fuso possui 15º de longitude. Dessa forma, para transformar as longitudes em fusos, basta dividi-las por 15. 2º passo: calcular a diferença entre os fusos. Agora basta repetir o mesmo procedimento do exemplo 01, diminuindo o fuso de destino pelo fuso de origem.

Quais são os fusos horários da China?

Algumas curiosidades sobre os Fusos Horários. A China possui quatro fusos horários, mas adota apenas o horário de Pequim para toda nação. A diferença entre o horário de São Paulo e do Japão é de 12 fusos, ou seja, 12 horas. Assim, quando é 9h da manhã em São Paulo, já é 9h da noite no Japão. O fuso horário oficial da Antártica é GMT 0.00.

Postagens relacionadas: