Como funciona o desconto de uma duplicata?

Índice

Como funciona o desconto de uma duplicata?

Como funciona o desconto de uma duplicata?

O desconto de duplicatas ocorre quando um banco compra à vista os títulos ou notas provisórias de uma empresa e descontam as despesas bancárias e impostos. ... Se ocorrer o pagamento na data estabelecida como vencimento, o banco receberá o valor pago pela empresa que sacou.

Como contabilizar desconto de duplicatas com juros?

Os valores de face das duplicatas descontados são registrados numa conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

Qual lançamento contábil deverá ser realizado na operação de desconto de duplicata?

Qual lançamento contábil deverá ser realizado na operação de desconto de duplicata? Débito de bancos conta movimento e crédito de duplicatas a receber.

O que é duplicata descontada contabilidade?

Duplicatas descontadas são os títulos de crédito ou promessas de recebimento a partir de contratos assinados usadas por uma empresa como garantia para obter crédito bancário. Os bancos oferecem linhas de crédito especiais para duplicatas descontadas de empresas.

É adequado classificar duplicatas descontadas como ativo circulante?

A classificação da conta “Duplicatas Descontadas” sofreu alteração após a Lei 11.941/09. Antes era classificada como Retificadora das contas “Duplicatas a Receber” do Ativo Circulante. Agora é classificada no Passivo Exigível, visto que se trata de verdadeiro financiamento bancário.

Como fazer o cálculo do desconto de duplicatas?

Para fazer o cálculo do desconto de duplicatas, você precisa ter em mãos o valor nominal ou de face, o prazo do vencimento em dias e a taxa mensal de desconto. Desse modo, você terá um resultado que apresentará o total de juros e o valor atual ou de resgate.

Quais são os juros da duplicata?

Como sabemos, a duplicata tem, além da taxa de desconto que são os juros, a taxa administrativa. Então, para chegar a um valor, precisamos descontá-las primeiro. Inicialmente, vamos calcular os juros que, nesse caso, são de 2%. Aqui, dividiremos 2% por 30 dias, que se refere a um mês, isso dá em torno de 0]

Como antecipar o desconto de duplicatas?

Cabe então ao banco antecipar o recurso cobrando juros referentes ao período de vencimento do documento. Para fazer o cálculo do desconto de duplicatas, você precisa ter em mãos o valor nominal ou de face, o prazo do vencimento em dias e a taxa mensal de desconto.

Como calcular os juros de uma operação de desconto?

Com o prazo médio acima vamos calcular o valor do desconto. Adotaremos uma taxa de 4,00% ao mês neste exemplo. Somente para fixar a forma de cálculo temos que: essa taxa de 4% é para um mês de 30 dias corridos, com juros de capitalização linear e cobrança antecipada. Fórmula de cálculo de juros de uma operação de desconto: Onde:

Postagens relacionadas: