Como calcular log de bases diferentes?
Como calcular log de bases diferentes?
Para ocorrer essas transformações é preciso obedecer algumas regras e propriedades operatórias dos logaritmos. Dado o logaritmo loga x = y de base a, para transformar o mesmo logaritmo para a base b, o logaritmo ficará assim: logb x = z.
Onde é a base do logaritmo?
Definição do logaritmo Esboço do gráfico da função logaritmo (à direita) e sua inversa exponencial (à esquerda). Considere dois números reais positivos a e b, com a ≠ 0. O logaritmo de b na base a é o número x se, e somente se, a elevado a x for igual ao número b.
Como calcular o logaritmo de um quociente?
Logaritmo de um quociente Em qualquer base, o logaritmo do quociente de dois números reais e positivos é igual à diferença entre os logaritmos desses números.
Onde se utiliza o logaritmo?
Por exemplo, logaritmos são necessários para resolver problemas de potências desconhecidas. E um problema desse tipo não se resolve apenas pressionado botões de sua calculadora. Quer ver? Considere que você quer encontrar o valor de x, tal que 2x=95.
Como funciona o logaritmo?
Logaritmo de um número b na base a é igual ao expoente x ao qual se deve elevar a base, de modo que a potência ax seja igual a b, sendo a e b números reais e positivos e a≠1.
Como calcular o logaritmo do produto?
1. Logaritmo do produto. O logaritmo do produto de dois fatores "a" e "b", em qualquer base "c", é igual à soma dos logaritmos de cada um desses fatores.
Como calcular log a B?
Chamamos de logaritmo de a na base b, representado por logab, o valor x, tal que a elevado a x seja igual a b. Por exemplo, ao escrevermo log28 (lê-se logaritmo de 8 na base 2), estamos procurando o número a que devemos elevar o 2 para que a resposta seja igual a 8. Log28 = 3, pois 2³ = 8.