O quê margem bruta e margem líquida?

Índice

O quê margem bruta e margem líquida?

O quê margem bruta e margem líquida?

A Margem Bruta indica quanto a empresa obtém de retorno com as vendas. Dizemos que quanto maior for a margem bruta, maior será a rentabilidade do negócio. A Margem Líquida mostra qual é o lucro líquido para cada unidade de venda da empresa.

O que é margem de contribuição líquida?

A margem líquida é o quanto a empresa recebe efetivamente com a venda de um produto/serviço depois de descontados os gastos totais (matéria-prima, frete, mão de obra, impostos, gastos da administração). A margem de contribuição diminui da receita os gastos variáveis, como a comissão do vendedor e a matéria-prima.

Qual é a diferença entre margem líquida e margem de contribuição?

A margem de contribuição bruta é a diferença entre a receita líquida com produtos ou serviços e o total dos custos variáveis e fixos. Já a margem de contribuição líquida é a diferença entre a margem de contribuição bruta e o rateio dos custos administrativos.

O que são Margem brutas de contribuição?

Margem de lucro bruta ou Margem bruta É o quanto a empresa ganha com a venda de um produto ou serviço após subtrair os custos para produzi-lo e armazená-lo. Ela é um importante indicativo da vantagem competitiva de uma empresa.

Como aplicar a margem bruta e líquida?

Como aplicar a margem bruta e líquida na análise da empresa? Agora que você já conhece o conceito de margem bruta e margem líquida, bem como a maneira de chegar a esses valores, está na hora de entender de que forma essas margens podem ser aplicadas na análise de uma empresa. Listamos, abaixo, as principais funcionalidades das margens em questão.

Como calcular a sua margem bruta?

Apesar de haver uma diferença, para calcular a sua margem bruta, você vai precisar calcular o seu lucro bruto. Considere que uma empresa de ecommerce tem uma receita bruta de R$ 15.000,00.

Como calcular a margem líquida?

Para calcular a margem líquida é necessário identificar o lucro líquido, que implica subtrair os gastos diretos e indiretos à receita total. Assumimos 10 mil euros de receita, 6 mil de custos variáveis e 2 mil de custos fixos: Assim, tendo como base o mesmo exemplo, o cálculo da margem líquida neste caso é de 20%:

Qual a margem bruta de um produto?

A margem bruta é um medidor da rentabilidade das vendas, ou seja, a partir dela é possível saber quanto o empreendedor ganha com a saída de um produto específico ou sobre um serviço prestado. Nesse sentido, é essencial fazer o cálculo para cada produto comercializado, pois um deles pode ter margem muito menor que a de outros.

Postagens relacionadas: