Como calcular alíquota efetiva Lucro Presumido?

Índice

Como calcular alíquota efetiva Lucro Presumido?

Como calcular alíquota efetiva Lucro Presumido?

Tais alíquotas são aplicáveis sobre a base de cálculo presumida de 32%. Portanto, 15% X 32% é igual a 4,8% do Faturamento mensal. E 25% X 32% é igual a 8% do valor acima de R$ 187.500,00. A opção pelo Lucro Presumido é vantajosa para as empresas cujo Lucro (Receitas (-) Despesas) é igual ou superior a 32%.

Como calculo INSS patronal no Lucro Presumido?

Adeptos dos regimes Lucro Presumido e Lucro Real também pagam uma taxa de 20%, porém são acrescidos os valores de RAT (Risco de Acidente no Trabalho) e FAP (Fator Acidentário de Prevenção). Ou seja, 20% dos salários pagos, somados ao valor de RAT multiplicado por FAP.

Quando o Lucro Presumido é mais vantajoso?

Podem optar pelo Lucro Presumido todas as empresas com um faturamento bruto igual ou inferior a R$ 78 milhões ao ano.

Como é pago o lucro presumido?

Exemplo: considerando uma empresa de atividades imobiliárias, cuja base de cálculo lucro presumido é de 8%, veja como é feito o cálculo do IRPJ: Outro tributo que deve ser pago pela empresa que opta pelo lucro presumido é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Quais são os impostos do Lucro Presumido?

Além do CSLL e do IRPJ, os outros impostos do lucro presumido são os federais PIS e COFINS, o estadual ICMS e o municipal ISS, para empresas que prestam serviços. Eles incidem sobre o faturamento, e não sobre o Lucro. Sendo: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): varia em cada estado.

Qual o melhor regime de lucro presumido?

O lucro presumido também é o melhor regime para negócios com receitas estáveis, poucos funcionários e com lucros maiores que 32% do faturamento, pois é possível pagar menos impostos que no Lucro Real. Outro aspecto que deve ser considerado, é que no lucro presumido não se aplica o princípio da não-cumulatividade.

Qual o diferencial do Lucro Presumido?

Outro diferencial do lucro presumido é que a tributação dos principais impostos federais (IRPJ e CSLL) incide sobre a presunção do lucro. Ou seja, para simplificar a fórmula de tributação, a Receita adota uma margem de lucro pré-definida, o que pode não refletir o resultado real da empresa.

Postagens relacionadas: