Como calcular DMS Tukey?

Índice

Como calcular DMS Tukey?

Como calcular DMS Tukey?

O Teste de Tukey consiste em comparar todos os possíveis pares de médias e se baseia na diferença mínima significativa (D.M.S.), considerando os percentis do grupo. No cálculo da D.M.S. utiliza-se também a distribuição da amplitude estudentizada, o quadrado médio dos resíduos da ANOVA e o tamanho amostral dos grupos.

O que é DMS na estatística?

A diferença mínima significativa (DMS) deste teste é calculada por: sendo Z o valor tabela a um dado nível de significância (α) e com n e n' graus de liberdade.

O que eh teste de Tukey?

Quando é feita a análise de variância de um experimento com apenas dois tratamentos, podemos visualizar apenas pela média qual o melhor tratamento. Então os testes de comparação de média servem como um complemento para o estudo da análise de variância. ...

Quando usar Tukey ou Duncan?

2. Se você estiver interessado em todas as comparações de médias duas a duas (pairwise comparisons), use o teste de Tukey. 3. Para comparações de grupos tratados com um controle, você deve usar o teste de Dunnett.

Para que serve a tabela de Duncan?

O teste de Duncan compara a amplitude de um conjunto de médias amostrais com uma amplitude mínima significante calculada. Se a amplitude das médias do conjunto exceder a amplitude mínima significante calculada, as médias da população são declaradas significantemente diferentes.

O que é o teste t?

Os testes t são testes de hipótese úteis na estatística quando é necessário comparar médias. Você pode comparar uma média amostral com um valor hipotético ou com um valor alvo usando um teste t para uma amostra. Você pode comparar as médias de dois grupos com um teste t para duas amostras.

Postagens relacionadas: