O que é o DEC FEC?
Índice
- O que é o DEC FEC?
- Como se calcula o DEC e FEC?
- O que é DEC FEC DIC FIC e DMIC?
- O que são indicadores de continuidade?
- O que é o DIC?
- O que é pesquisa Iasc?
- O que é DIC e FIC?
- O que quer dizer a sigla DIC?
- O que são indicadores de continuidade e qual sua função?
- Quais os tipos de indicadores imposto pela ANEEL?
- Quais são os limites de DEC e FEC?
- Qual a diferença entre DIC e FIC?
- Quais são os limites dos indicadores DIC e FIC?
O que é o DEC FEC?
No Brasil, a continuidade dos serviços de fornecimento de energia elétrica é medida por DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor e FEC – Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor.
Como se calcula o DEC e FEC?
Se o DEC for de 1,60, por exemplo, significa que, em média, os consumidores ficaram sem fornecimento por uma hora e quarenta minutos (1,60 = uma hora mais 60% de uma hora, que dá 40 minutos). FEC é a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (residência, comércio, indústria…).
O que é DEC FEC DIC FIC e DMIC?
FIC é a Frequência de interrupção individual por unidade consumidora. Ou melhor, é o número de interrupções ocorridas, no período de apuração (mensal, trimestral e anual), em cada unidade consumidora ou ponto de conexão. DMIC é a Duração máxima de interrupção contínua por unidade consumidora ou ponto de conexão.
O que são indicadores de continuidade?
Em termos gerais, o indicador de continuidade do serviço é a representação do desempenho de uma distribuidora, utilizado para mensurar o tempo e a quantidade de interrupções do fornecimento de energia sofrida pelo consumidor.
O que é o DIC?
O DIC (Duração de Interrupção Individual por Unidade Consumidora) indica quanto tempo o consumidor ficou sem energia. O FIC (Frequência de Interrupção Individual por Unidade Consumidora) indica quantas vezes o fornecimento de energia foi interrompido.
O que é pesquisa Iasc?
A ANEEL realiza anualmente uma pesquisa de satisfação, denominada de PESQUISA IASC. O objetivo é avaliar, a partir da percepção do consumidor residencial, o grau de satisfação em relação ao serviço público de energia elétrica.
O que é DIC e FIC?
Mas é preciso prestar atenção a quatro siglas: DIC mostra o tempo em que o consumidor ficou sem energia; FIC indica quantas vezes a luz foi interrompida; já a sigla DMIC mostra quanto tempo durou a maior interrupção; e DICRI, o tempo de interrupção em dias considerados críticos, quando há temporais, raios e ventanias.
O que quer dizer a sigla DIC?
DIC - Diretoria de Identificação Civil.
O que são indicadores de continuidade e qual sua função?
Os indicadores são apurados pelas distribuidoras e enviados periodicamente para a ANEEL para verificação da continuidade do serviço prestado, representando, respectivamente, o tempo e o número de vezes que uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica para o período considerado (mês, trimestre ou ano), o que ...
Quais os tipos de indicadores imposto pela ANEEL?
Os indicadores definidos pela ANEEL são:
- Indicadores de qualidade comercial.
- indicadores de inadimplência e atraso.
- indicadores de teleatendimento.
- indicadores de continuidade. ...
- Indicadores de Conformidade do Nível de Tensão (DRP e DRC)
- Tempo de Atendimento às Ocorrências Emergenciais.
Quais são os limites de DEC e FEC?
"Os limites de DEC e FEC a serem observados pelas distribuidoras estão definidos em resolução específica da ANEEL, e podem ser encontrados no site da ANEEL, no link Informações Técnicas, em Distribuição de Energia Elétrica, em Qualidade do Serviço, em Indicadores de Continuidade.
Qual a diferença entre DIC e FIC?
No caso da ultrapassagem dos limites de frequência (FIC), o cálculo é basicamente o mesmo, mas o número de vezes é convertido em um tempo, chamado de duração padrão, obtido pela razão entre os limites de DIC e FIC. No exemplo acima, considere que o FIC foi ultrapassado em duas vezes e os limites de DIC e FIC eram de 15 e 10, respectivamente.
Quais são os limites dos indicadores DIC e FIC?
Os limites dos indicadores DIC e FIC são definidos para períodos mensais, trimestrais e anuais. O limite do indicador DMIC é definido para períodos mensais. Ainda tem a DICRI que é a Duração da interrupção individual ocorrida em dia crítico por unidade consumidora ou ponto de conexão.