Como calcular o IR no Lucro Real?
Como calcular o IR no Lucro Real?
A opção pelo Lucro Real é adotada quando o lucro efetivo (Lucro Real) é inferior a 32% do faturamento no período de apuração. Para cálculo do Imposto de Renda de pessoas jurídicas, a alíquota é de 15% para lucro de até R$20.000,00 mensais, e 25% nos casos em que o lucro for superior a esse valor no mesmo período.
Qual o cálculo do lucro real?
Lucro Real é um modelo de tributação pelo qual o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) são calculados sobre o lucro líquido das empresas. Portanto, quanto maior o lucro, maiores os tributos. Por outro lado, se a empresa registrar prejuízo, ficará isenta dos pagamentos à Receita Federal.
Como calcular o imposto no lucro real?
Os exemplos acima mostram exatamente como calcular imposto no lucro real. O que significa que, com IRPJ e CSLL, o valor total de impostos a ser pago obrigatoriamente foi de R$ 8.200. Importante saber que ambos os tributos incidem sobre o lucro líquido do período-base, antes da provisão para o Imposto de Renda (IR).
Como escolher o lucro real?
Por isso, o Lucro Real é considerado um modelo mais justo de recolhimento de impostos, o que não significa que outros regimes, como o Lucro Presumido, sejam descartados. A escolha vai depender da situação de cada empresa. Empresários que optam pelo Lucro Real também precisam ter uma contabilidade eficiente e detalhada.
Como calcular o lucro da empresa?
Para descobrir os valores a serem pagos de IRPJ e CSLL, é preciso antes descobrir qual foi o lucro da empresa, como detalhado na Demonstração de Resultado de Exercício (DRE). Apurado o lucro, é só calcular os tributos. Confira abaixo em detalhes um cenário hipotético que vai ilustrar bem o cálculo do Lucro Real: