Como calcular o KC?
Como calcular o KC?
A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.
Quanto menor o valor da constante de equilíbrio KC mais deslocado para a esquerda está o equilíbrio?
* Kc < 1: significa que os reagentes estão em maior concentração, pois, na expressão de Kc, os reagentes estão no denominador. A reação ainda não atingiu o equilíbrio, pois está deslocada no sentido da formação dos reagentes, ou seja, o equilíbrio está deslocado para a esquerda.
Quais os elementos que entram no cálculo de KC?
Para o cálculo do Kc de uma reação, precisamos dos seguintes itens:
- A equação química que representa a reação química;
- Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) ...
- A expressão do Kc da reação;
- Os valores das concentrações molares (em mol/L) no equilíbrio de cada um dos componentes da reação que participam do Kc.
Porque sólidos e líquidos não entram na constante de equilíbrio?
Na expressão de constante de equilíbrio não devem ser incluídas substâncias nos estados sólidos ou líquidos, pois suas concentrações molares são constantes.
Quando o KP é igual ao KC?
Se Kc ou Kp for igual a um (Kc = 1), isto significa que a concentração dos reagentes e dos produtos é igual; ... Se o valor de Kc ou Kp for baixo, isto significa que os reagentes estão em maior concentração, pois na expressão de Kc os reagentes estão no denominador.