Como calcular o MDC dos polinômios?
Como calcular o MDC dos polinômios?
O MDC (máximo divisor comum) de dois ou mais monômios é o produto de todos os seus fatores primos em comum. Por exemplo, o MDC de 6 x 6x 6x e 4 x 2 4x^2 4x2 é 2 x 2x 2x .
Como fazer o MMC de polinômios?
O mínimo múltiplo comum de números naturais ou de polinômios será encontrado através da comparação dos fatores de cada fatoração, ou seja, o mmc de um número natural ou de um polinômio é a multiplicação dos fatores sem repetir os comuns, levando em consideração os de maior expoente.
Como calcular o MMC e o MDC de polinômios?
Para determinarmos o MMC entre monômios e entre polinômios, de forma semelhante, fatoramos cada polinômio individualmente e, logo em seguida, multiplicamos todos os fatores encontrados, sem repetir os comuns, e cada um deles com o maior expoente.
Como se faz MDC de expressões?
MÁXIMO DIVISOR COMUM (MDC)
- Realizamos a decomposição primária de cada número: ...
- Em seguida, multiplicamos os fatores primos comuns elevados à menor potência com que cada um aparece nas fatorações. ...
- Agora, multiplicamos todos os fatores primos na coluna da direita, obtendo o m.d.c. procurado: MDC 30, 36, 72 = 2 ∙ 3 = 6.
Como fazer MMC de potência?
Por exemplo, para calcular o MMC de 8, 12 e 28, fazemos o seguinte:
- Realizamos a decomposição primária de cada número: 8 = 23. ...
- Em seguida, multiplicamos cada fator primo elevado à maior potência com que aparece nas fatorações. ...
- Agora, multiplicamos todos os fatores primos na coluna da direita, obtendo o MMC procurado:
Qual o MMC entre X² 1 e X² 2x 1 *?
Vejamos alguns exemplos: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Então o MMC entre x² – 1 e x² – 2x + 1 é (x – 1)² * (x + 1).