Como calcular o polinômio característico?

Índice

Como calcular o polinômio característico?

Como calcular o polinômio característico?

Calculando as raízes do polinômio característico de T, obtemos: p(λ)=0 ⇔ (3 - λ)(1 - λ)(2 - λ)(-1 - λ)=0 ⇔ λ = 3 ou λ = 1 ou λ = 2 ou λ = -1 Portanto, λ1 = 3, λ2 = 1, λ3 = 2 e λ4 = -1 são os autovalores do operador linear T.

Qual é o polinômio característico da matriz?

Uma matriz quadrada "A" é singular se, e somente se, 0 é um autovalor de A. Esta é, aliás, a principal técnica para descobrir se uma matriz é singular: , o lado esquerdo desta equação é um polinômio de grau n na variável λ, denominado polinômio característico de A. é par.

Como achar o polinômio minimal de uma matriz?

O polinômio mínimo ou polinômio minimal de α é o polinômio mônico de menor grau que satisfaz p(α) = 0.

  1. Em álgebra linear, temos o polinômio mínimo de um operador linear ou de uma matriz quadrada.
  2. Na teoria dos corpos, temos o polinômio mínimo de um elemento α algébrico sobre um corpo K.

Como transformar polinômio em Matriz?

e p=p(x) é o polinômio característico associado à matriz A, então p(A)=0. onde I2 é a matriz identidade de ordem 2....Polinômio Característico.
A² I2=−A² B1
p1 A I2=+A² B1 −A B0
p2 I2=+A B0

Quando que uma transformação é linear?

Em Matemática, uma transformação linear é um tipo particular de função entre dois espaços vetoriais que preserva as operações de adição vetorial e multiplicação por escalar. Uma transformação linear também pode ser chamada de aplicação linear ou mapa linear.

Como mostrar que uma matriz é semelhante a outra?

A matriz A é semelhante `a matriz B se, e somente se, existe uma matriz inversıvel P tal que A = PBP−1. P−1AP = P−1PBP−1P = B. Logo B = P−1AP = P−1A(P−1)−1. Portanto, diremos que as matrizes A e B s˜ao semelhantes.

O que é equação característica de uma matriz?

A equação característica de uma matriz simétrica tem apenas raízes reais. ... Se T:V→V é um operador linear simétrico com autovalores distintos, então os autovetores são ortogonais.

Como saber se um operador linear e Diagonalizavel?

Um operador linear T : V → V com n = dim(V) é diagonalizável se ele tem n autovalores distintos, ou seja, se o seu polinômio característico tem n raízes distintas em F.

Postagens relacionadas: